Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
FEI busca o tetra mundial em competição de baja nos Estados Unidos
 
Quatorze alunos do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) estão nos Estados Unidos para tentar buscar o quarto título de campeões da competição internacional de bajas. A disputa acontecerá de 11 a 14 de junho, em Burlington, durante a Baja SAE Wisconsin. Atualmente, o Brasil possui quatro títulos na competição da SAE International, o primeiro com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 1998, e os demais com a FEI, em 2004, 2007 e 2008. A Baja SAE Wisconsin reunirá cerca de 120 equipes de nove países das Américas, África, Ásia e Europa.

Os alunos da FEI vão buscar o tetracampeonato com o baja Dipton, que possui placas para o aproveitamento de energia solar para carregar as baterias, dispensando a utilização da energia do motor. As placas levam cerca de cinco horas para serem recarregadas e precisam de recarga após 12 horas de uso.

O baja também possui faróis de lâmpadas LED, alimentados por energia solar. “É uma forma de ajudar na preservação do meio ambiente”, destaca o capitão da equipe FEI Baja 1, Pedro Luiz de Souza Pinto Filho, que tem 23 anos e cursa Engenharia Mecânica Automobilística.

Além de tecnologia GPS, desenvolvida pelos alunos em parceria com o IPEI (Institutos de Pesquisa e Estudos Industriais) da FEI, os veículos possuem sistema de telemetria, que gerencia e transfere ao box, em tempo real, informações como velocidade, rotação do motor, níveis da bateria e do tanque de combustível.

O conforto no carro é ressaltado com sistema de ajuste de conforto em que as molas têm variação de rigidez e se ajustam conforme o peso do condutor. A suspensão traseira possui braço semiarrastado e a dianteira é do tipo duplo braço triangular. A transmissão automática CVT (Continuosly Variable Transmission). O Dipton alcança 60 km/h, tem freio a disco, com atuação hidráulica, e a direção é tipo pinhão cremalheira. O chassi é tubular, com alta rigidez torcional. A FEI também possui cinco títulos nacionais na categoria, em 2001, 2002, 2005, 2007 e 2009.

Nos Estados unidos, além da FEI, o Brasil será representado pelas equipes Poli Arsenal, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP), e Tupy Uiraçu, da Universidade Federal de Santa Catarina. As três equipes conquistaram as melhores pontuações na competição nacional realizada em marco, em Piracicaba, São Paulo.
Maria do Socorro Diogo

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2019 KARTING. Todos os direitos reservados