Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Rally de Monte Carlo abre temporada do IRC
 
Didier Auriol e Stephane Sarrazin (foto) são dois dos inscritos para a primeira etapa da temporada do IRC, o Rally de Monte Carlo que começou nesta quarta-feira (21). (Foto: IRC / Divulgação)
A temporada do IRC, que virá ao Brasil pela primeira vez para uma etapa em Curitiba (PR), nos dias 5, 6 e 7 de março, começou nesta quarta-feira (21) em Monte Carlo, Mônaco, com uma lista de inscritos enriquecida pelas presenças de um campeão do WRC e um ex-piloto de Fórmula 1. Dois franceses que seguiram caminhos muito diferentes até se encontrarem na mesma categoria. O mais famoso deles, pelo menos na modalidade, é Didier Auriol, que voltou a competir aos 50 anos de idade.

O piloto ganhou por três vezes o Rally de Monte Carlo, que nos últimos 36 anos integrou o calendário do WRC, campeonato vencido por ele em 1994. Suas conquistas na prova foram em 1990, 1992 e 1993. “Eu vim aqui para me divertir. Não estou competindo regularmente, tenho 50 anos de idade, então a motivação e a percepção de risco não são mais as mesmas. Mas é claro que eu não poderia deixar de tentar”, comentou o francês, que teve uma participação breve neste retorno.

Logo na primeira especial, usando pneus slicks, foi traído por uma curva repleta de gelo, perdeu o controle e abandonou. Seu compatriota, Stephane Sarrazin, que passou pela Fórmula 1 como piloto de testes e chegou a fazer uma corrida pela Minardi, em 1999, teve um dia bem mais interessante. Venceu a segunda das três especiais disputadas e terminou o dia brigando pela liderança na classificação geral. Guiando um Peugeot 207 S2000, ele está pouco mais de dez segundos atrás do líder, Juho Hanninen, com um Skoda Fabia S2000.

A paixão de Stephane Sarrazin pelo rali é relativamente recente: surgiu em 2004. Naquele ano, foi campeão francês da modalidade e participou de duas etapas do WRC. A prova de Monte Carlo marca a estreia dele no IRC. “Estou muito feliz com a oportunidade de voltar a guiar um carro de rally, que é minha grande paixão, embora eu tenha construído minha carreira nas pistas”, afirmou o piloto. Seu desafio no Rally de Monte Carlo prossegue nesta quinta-feira (22) com mais seis especiais. O atual campeão do IRC, Nicolas Vouilloz, é o terceiro na classificação geral, logo atrás de Stephane Sarrazin.

Depois de encerrado o Rally de Monte Carlo, as principais equipes começarão os preparativos para a viagem ao Brasil, que receberá a segunda etapa do calendário, com o Rally Internacional de Curitiba, o tradicional Rally da Graciosa. Para discutir os últimos detalhes e apresentar a prova estreante aos estrangeiros, o promotor da etapa, Marcos Marcola, viajou para Monte Carlo, onde está acompanhando toda a movimentação na abertura da temporada 2009 do Intercontinental Rally Challenge. A etapa no Brasil representará também a primeira visita do IRC à América do Sul.
Dinho Leme

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados