Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Equipe 100% brasileira avalia de forma positiva participação no Dakar 2009
 
Reinaldo Varela e Marcos Macedo representaram o único time totalmente verde-amarelo da competição. (Foto: Walther Neto/Sigcom)
O Rali Dakar 2009, encerrado no último fim de semana em Buenos Aires, na Argentina, marcou novamente a presença de um time 100% brasileiro na prova off-road mais longa e difícil do mundo. Depois de estrear uma estrutura totalmente nacional em 2001, quando o rali ainda era disputado na Europa e África, o piloto Reinaldo Varela e o navegador Marcos Macedo participaram da primeira edição do Dakar realizada na América do Sul com uma estrutura toda verde-amarela – que significa não só o uso de carro, pneus e equipamentos de segurança fabricados no país, mas também a presença de brasileiros em todos os postos de trabalho da equipe.

“Foi a segunda vez que disputamos a prova com uma estrutura 100% nacional, e agora que a edição de 2009 do Dakar terminou, já estamos planejando nossa participação na prova do ano que vem, novamente privilegiando equipamentos e profissionais brasileiros”, disse Varela, que já foi campeão do Rally dos Sertões, prova off-road mais tradicional do Brasil.

A bordo de um Mitsubishi L200 RS, Varela e Macedo abandonaram o rali no quinto dia de provas, por não terem sido resgatados em tempo após um problema no sistema de alimentação de combustível que aconteceu no trecho entre Neuquen e San Rafael, na Argentina. A saída prematura do Dakar 2009, no entanto, não impediu Varela de avaliar positivamente sua participação na prova mais desafiadora do planeta.

“Usamos pneus Pirelli Scorpion Rally, um modelo que conhecemos muito bem das competições realizadas no Brasil, e que considero um dos melhores do mundo. Não tivemos problemas de pneu e novamente a aposta nos compostos da Pirelli superou nossas expectativas”, acrescentou.

Varela é parceiro de longa data da Corsa Comercial Ltda, fabricante dos macacões, luvas, sapatilhas e outros equipamentos de segurança usados pela dupla. Ele também elogiou a qualidade dos produtos nacionais e sua intenção de se manter como parceiro da Corsa e de outros fabricantes brasileiros em 2009.

“Uso os produtos da Corsa há muitos anos, e reconheço a qualidade da marca. Os macacões, luvas, e outros itens estão no mesmo nível dos modelos importados, e além de custar menos, são entregues com mais agilidade e com maior nível de personalização. Não foi à toa que optamos por equipamentos 100% nacionais para um rali tão importante quanto o Dakar”, comentou o piloto.

Mudança no regulamento chegou tarde demais – Reinaldo Varela e Marcos Macedo teriam ganhado uma sobrevida no Rali Dakar 2009 caso a decisão da organização de rever o item do regulamento relacionado ao tempo máximo dado às equipes para reparos nos carros tivesse sido tomada dias antes. O regulamento original previa a desclassificação da dupla que não largasse para as especiais no dia seguinte ao de um abandono ocorrido nas trilhas, mas foi alterado e passou a permitir que um carro avariado passasse um dia a mais sendo reparado.

A dupla brasileira deixou a disputa no quinto dia de provas, em virtude de um defeito no sistema de alimentação de combustível que provocou uma espécie de “pane seca” durante um trecho cronometrado. Neste mesmo dia, pelo menos outros 20 carros não completaram a especial entre Neuquen e San Rafael, um fator que, aliado ao frio da noite na região, atrasou os trabalhos de resgate dos competidores feito pela organização. “Se essa alteração já estivesse valendo quando tivemos problemas, teríamos largado em Mondonza e continuado no rali. Foi uma pena, mas isso não nos impediu de avaliar positivamente nossa participação no Dakar 2009”, encerrou Varela.
Rafael Durante

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados