Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Pai e filho disputam freadas em Curitiba
 
Renato Stumpf estréia neste fim de semana na categoria dos supercarros como parceiro de Anderson Toso, e dividirá o box da Scuderia Occhi com o filho Matheus, de 19 anos

Renato e Matheus Stumpf começaram juntos no kart, há onze anos. Já disputaram freadas em uma categoria de base do automobilismo, a Fórmula Ford 1600 e, neste fim de semana, vão dividir pela primeira vez a pista do Telefônica Speedy GT3 Brasil. Este poderia ser só mais um caso de membros da mesma família dividindo o box de uma categoria nacional, se Renato e Matheus não fossem pai e filho.

Depois de começarem juntos no kart, os dois continuaram sua história conjunta nas pistas, e hoje chegam lado a lado a uma categoria de elite do esporte nacional. Aos 19 anos, Matheus é o mais jovem piloto da categoria, e está na GT3 desde a estréia da categoria no País, no ano passado. Já Renato, 47 anos, que naturalmente foi o grande incentivador da carreira do filho, tem apenas 14 voltas de experiência com o Dodge Viper Competition V10 da Scuderia Occhio, e até mesmo por isso os dois entram na pista neste fim de semana com objetivos distintos.

“Ainda estou me adaptando ao carro, ao câmbio semi-automático, e também à pista”, disse Renato Stumpf. “Inicialmente tínhamos convidado o Hybernon Cysne para correr no segundo carro do time, mas como ele não pôde comparecer, decidi estrear eu mesmo em Curitiba. O carro é bem mais potente do que os Fórmula 1600 aos quais estou acostumado, mas a adaptação à potência está sendo tranqüila porque os monoposto que usamos no Rio Grande do Sul chegam a virar mais rápido que os Stock Cars em Tarumã”, acrescentou.

Na contra-mão do que seria normal, o filho é quem tem ensinado ao pai os segredos da GT3 neste fim de semana. Reconhecido como uma das maiores revelações da categoria, Matheus tem aproveitado cada momento em família para dar ao pai alguns “toques” importantes. “Dou dicas sobre as reações do carro, e sobre o controle da aceleração. Isso é muito importante em um carro de grande torque e potência como este”, afirmou o jovem piloto.

Na etapa de Curitiba, Renato Stumpf será companheiro do também estreante Anderson Toso. Já Matheus dividirá o Viper da Scuderia Occhi novamente com Abramo Mazzochi.
João Alberto Otazu

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados