Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
SAE-Baja - Poli-USP disputará o mundial pela primeira vez
 
A equipe Poli Arsenal, da Escola Politécnica, também da USP, conquistou a segunda colocação, com 886,73 pontos (Foto: Divulgação)
A Escola Politécnica da USP, com a equipe Poli Arsenal conquistou o segundo lugar do pódio da 14ª Competição BAJA SAE BRASIL Petrobras, onde participaram cerca de 70 equipes de todo o Brasil. Esta é a melhor colocação conquistada até hoje pela equipe que participa há 7 anos do evento que possui 14 anos de tradição.

Segundo os integrantes da equipe, alcançar as equipes “top” não foi uma tarefa fácil. Quando estreou na modalidade, a equipe ainda não possuía o devido suporte financeiro ou institucional dentro da faculdade, o que explicava sua classificação entre as “lanterninhas”. A consolidação de fato da equipe deu-se aos poucos, com o estabelecimento de parcerias, conquista de maior espaço dentro da faculdade e quando passaram-se a traçar metas para a evolução da equipe, os resultados foram melhorando.

O nome do protótipo 2008, Poli Arsenal, que remete à união de armas de guerra em um local, traduz a união de metas passadas dos protótipos anteriores que também possuíam temas bélicos:
- Poli Tanque, que foi o primeiro carro da equipe a completar o enduro de resistência, perseguindo a meta de durabilidade.
- Poli Torpedo que em 2006 e 2007 conquistou a 5ª colocação geral, um projeto dinamicamente bom nos quesitos de dirigibilidade e agilidade.
- Poli Kamikaze, o recordista de velocidade em 2007, graças à significativa redução de massa e aprimoramento do projeto de transmissão.
Além da segunda colocação, a Equipe Poli foi campeã no quesito aceleração.

Tudo isto foi resultado do trabalho de um ano de projeto e do investimento pesado em tecnologia para melhoria de performance do veículo, como por exemplo, o desenvolvimento de discos de freio em fibra de carbono, que mereceram o Prêmio Excelência 2007 da Revista do Plástico Reforçado/ Composites.
Agora, a Equipe Poli levará seu Arsenal para a batalha no exterior, ao disputar pela primeira vez o campeonato mundial, que será realizado em Montreal, Canadá. “O desafio atual é financiar a ida de cerca de 25 estudantes ao Canadá, e todos já estão a todo vapor no trabalho de busca de patrocínios e parcerias”, afirma Marcelo Rebouças, piloto da equipe e aluno do curso de Engenharia Mecatrônica.
Karen Dantas

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados