Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
USP São Carlos é a campeã da XIV Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
 
Das 70 equipes inscritas, 59 compareceram à disputa (Foto: Divulgação)
A equipe Mitsubishi EESC USP 1, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, consagrou-se neste domingo (16) hexacampeã da XIV Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba (SP). A equipe obteve 936,34 pontos na competição de engenharia, que apontou como segunda colocada a equipe Poli Arsenal, da Escola Politécnica, também da USP, com 886,73 pontos.

Realizada pela SAE BRASIL e com 59 equipes presentes, de um total de 70 inscritas, a competição teve início no dia 13, com avaliações de segurança, e terminou com o Enduro de Resistência entre 46 carros, desenvolvidos e construídos por estudantes de vários estados do País, além de Brasília.

Com duas equipes inscritas na competição, os estudantes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) festejaram muito a vitória. “Desde outubro as nossas equipes vinham se organizando e investindo nos bajas, que vieram bem focados para vencer a competição”, explicou o capitão da equipe Mitsubishi EESC USP 1, estudante de engenharia mecatrônica, Marcelo Queiroz.

O carro da equipe Mitsubishi EESC USP 1 ainda venceu o Enduro de Resistência, ao completar 75 voltas em quatro horas de prova, num difícil circuito de 1,35 km. Marcelo Queiroz atribuiu a boa performance ao baixo peso do carro: cerca de 150 kg.

Bastante emocionado, o estudante João Vítor, capitão da equipe Poli Arsenal, chorou ao relatar o longo tempo de espera na conquista de um bom resultado na competição. “Lutamos desde 2004 e o retorno veio aos poucos”, comemorou o aluno de Engenharia Mecânica.

Canadá - Como prêmio, as equipes Mitsubishi EESC USP 1 e Poli Arsenal poderão representar o Brasil na Baja SAE Montreal, competição realizada pela SAE International, que acontecerá entre 11 e 14 de junho, em Montreal, no Canadá. A equipe FEI Baja 2, do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), de São Bernardo do Campo/SP e terceira colocada neste domingo em Piracicaba, com 828,11 pontos, também participará da competição no Canadá, porque venceu a Competição Baja SAE RIT, realizada ano passado em Nova York, nos EUA, pela SAE International.

A quarta colocada na XIV Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS foi a equipe Mitsubishi EESC USP 2, seguida pela equipe Sinuelo-Fahor, da Faculdade Horizontina, do Rio Grande do Sul. A competição premiou, ainda, as 59 equipes em oito categorias:

Melhor Aceleração - equipe Poli Arsenal.
Melhor Velocidade Máxima – equipe Mangue Baja 1, da Universidade Federal de Pernambuco.
Melhor Tração – equipe Sinuelo-Fahor.
Melhor Manobrabilidade e Melhor Conforto do Operador – equipe FEI Baja 1.
Melhor Relatório de Projeto – equipes Mitsubishi EESC USP 1 e Baja UFMG 2, esta última da Universidade Federal de Minas Gerais.
Melhor Apresentação de Projeto – equipe FEI Baja 2.
Melhor Enduro de Resistência – equipe Mitsubishi EESC USP 1.

De uma forma geral, os Baja SAE mostraram altíssimo nível na parte mecânica e um grande avanço no desenvolvimento de eletrônica embarcada. “Além do uso do GPS, com câmeras ‘on board’ verificamos muitos carros com sistema de telemetria de dados, que transmite dados do veículo como rotação do motor, consumo de combustível e temperatura do óleo, em tempo real, para os alunos que estão nos boxes”, conta Rafael Fassina Marques, diretor geral da competição. O evento registrou, entre outras novidades, a presença da primeira representante da região norte do País, a equipe Pará Pai D’Égua, da Universidade Federal do Pará.

A apresentação dos projetos para uma banca de juízes especializados, em substituição às avaliações de produção de massas, qualidade de execução, manutenção e conformidade, foi outra inovação. Os Baja SAE são veículos fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas, capazes de atravessar terrenos de terra acidentados e que utilizam motor padrão de 10 HP.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, afirma que a Competição Baja SAE BRASIL é importante palco de descobertas de novos talentos da engenharia automotiva brasileira. Além disso, a competição vem ao encontro dos objetivos da associação. “Por meio do Baja SAE BRASIL, incentivamos a pesquisa estudantil e, com isso, aprimoramos o aprendizado dos futuros engenheiros brasileiros”, afirma Fistarol. “Todos os que participam da competição adquirem grandes chances de se destacarem profissionalmente após concluírem a graduação”, diz o presidente.
Maria do Socorro Diogo

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados