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Ministro participa do lançamento do Programa de Etiquetagem no Salão
Sexta-feira, 07 de Novembro de 2008
 
Etiqueta indicará veículos mais eficientes no consumo de combustível

O Salão do Automóvel foi palco, nesta sexta-feira (7/11), para o lançamento do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que apresenta a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para Veículos indicando o consumo de combustível dos carros. A adesão ao programa é voluntária e abrangerá inicialmente os veículos leves, de passeio. A partir de 2009, o consumidor poderá escolher, dentre os carros incluídos no Programa, aqueles que melhor atendem sua necessidade, comparando-os quanto à economia de combustível.

Participaram do lançamento: o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge; o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), João Jornada; o presidente da Anfavea, Jackson Schneider; o empresário José Luiz Gandini, representando a Abeiva; Mozart Schimidt de Queiroz, representante da Petrobras; e Sandra Regina, do Ibama.

Miguel Jorge, que militou muito tempo na indústria como presidente da Volkswagen, ressaltou que o programa é resultado de uma longa jornada que teve início em 2005 e que o fato da adesão ser voluntária é de fundamental importância. “As empresas poderão usar como um instrumento de marketing e isso terá um grande impacto na decisão de escolha do consumidor, que terá mais um elemento para optar”, disse o ministro. “A expectativa agora é ver qual será o primeiro carro a trazer a etiqueta”, declarou.

“A etiqueta é um meio importante para o desenvolvimento do uso mais eficiente e econômico do veículo e proporciona uma escolha mais consciente ao consumidor”, destacou o presidente da Anfavea, Jackson Schneider.

O presidente do Inmetro, João Jornada, explicou que a etiquetagem é um mecanismo formal de avaliar características técnicas com alto grau de credibilidade. Isso é feito por meio de ensaios comparativos de um mesmo produto, tendo como objetivo avaliar o desempenho no que diz respeito à eficiência do uso de energia e fornecer essa informação ao consumidor. “Esse projeto tem grande relevância para o país, especialmente pela questão ambiental, ao incentivar a redução do consumo de energia e isso passa a ser um fator preponderante na escolha do veículo a ser adquirido”, destaca Jornada. Ele citou o programa de etiquetagem de geladeiras na década de 80, que promoveu uma melhoria de 55% na eficiência energética dos refrigeradores. O programa brasileiro foi baseado na experiência da Coréia de etiquetagem veicular.

O programa foi desenvolvido por um amplo grupo de especialistas no setor automotivo, dentre os quais a Anfavea, Abeiva, Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb), Inmetro, Petrobras/Cenpes, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Ibama e Conpet (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural).

O representante da Petrobras, Mozart Schimidt de Queiroz, destacou que a estatal é a grande consumidora de energia do Brasil e tem total interesse em tornar mais eficiente esse “combustível não-renovável que a natureza nos deu”, pois quanto mais eficiente for o seu consumo, mais vai durar. “Em 2007, a Petrobras investiu R$ 60 milhões em otimização de processos e equipamentos para diminuir o consumo de energia. Ainda mais agora diante de um cenário de incertezas quanto ao preço do petróleo, se o valor do que move o veículo pode subir, a eficiência veicular é muito importante”, afirmou. De acordo com o representante da Petrobras, a etiqueta é um sinalizador que vai induzir a um novo elemento de concorrência no setor automotivo. Ele citou também o programa de etiquetagem de aquecedores e fogões a gás, que tem atualmente uma média de rendimento de 60%, ante os 50% registrados no início do programa.

Anualmente, o Inmetro publica um Guia com todos os consumos em oito categorias (quatro de automóveis de passageiros separados por tamanho: subcompacto, compacto, médio e grande; e quatro de veículos para uso específico: esportivo, fora-de-estrada, comercial leve e comercial derivado de veículo de passageiros). A primeira classificação sairá em abril de 2009 e os fabricantes poderão divulgar a classificação alcançada.

Serviço
Salão do Automóvel
Data: Até 9/11
Horário: 8/10, das 14h às 22h (entrada até às 21h); 9/11, das 11h às 19h (entrada até às 17h)
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana - São Paulo - SP
Ingressos: Adultos e maiores de 12 anos: R$ 30,00 / Crianças de 5 a 12 anos: R$ 20,00 / Menores de 5 anos e maiores de 65 anos: entrada franca
 
Toninho Alves
 
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