Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Copa Troller: Temporada 2009 começa no Vale do Paraíba
 
A Copa Troller 2009 começa neste sábado (4). Cerca de 200 duplas de vários estados estarão em São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP), para a primeira das cinco etapas do Sudeste de um dos principais ralis de regularidade de calendário nacional. Os participantes terão pela frente o desafio de 140 km de trilhas e estradas da região, com largada prevista para as 8h30, no Hotel Cesar Park, situado à Avenida Deputado Benedito Matarazzo, 9009.

Em sua sétima edição, a Copa Troller contará com melhores pilotos e navegadores do país nas categorias Graduados, Turismo, Expedition e Amigos brigarão pelos títulos do evento, regulamentado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

A etapa de abertura a Copa Troller será disputada em fazendas de reflorestamento entre Taubaté e Caçapava, com percurso bastante rápido. Segundo os organizadores, a etapa terá muita navegação e diversos balaios. As médias de velocidade exigidas na planilha serão justas, por isso, as duplas precisarão estar em sintonia e concentradas para manterem-se no tempo ideal da disputa.

Uma das atrações deste ano na Copa Troller é a utilização do novo sistema de apuração Rastro. A tecnologia fiscaliza, via satélite, em tempo integral se os participantes obedecem às médias horárias, tornando a apuração ainda mais rigorosa e o rali mais competitivo.

A Copa Troller atrai participantes de todos os níveis, dos novatos aos experientes. Como uma competição de regularidade, as duplas participantes devem cumprir os trechos da planilha dentro do tempo estipulado. Vence aquela que perder menos pontos no percurso.

A prova de São José dos Campos abrirá o Campeonato Sudeste, que ainda prevê provas em Belo Horizonte (MG), dia 6 de junho; Florianópolis (SC), dia 12 de setembro; Rio de Janeiro, dia 24 de outubro; e Ribeirão Preto (SP), no dia 14 de novembro, fechando a temporada 2009.

Categorias:

Graduados: para pilotos e navegadores experientes, com roteiro mais complexo e médias de velocidade mais altas. É permitida a utilização de instrumentos de navegação e os participantes devem ser filiados à CBA.

Turismo: para aqueles que estão iniciando na competição. O nível de dificuldade da prova é menor, com médias de velocidades mais baixas. Seus participantes também devem ser filiados à Confederação Brasileira de Automobilismo.

Expedition: os competidores fazem um percurso com baixo grau de dificuldade para que utilizem todos os recursos do Troller. Não é necessária a filiação e é considerada uma excelente oportunidade para os navegadores praticarem a leitura das planilhas.

Amigos: é a "porta de entrada” da Copa e os participantes devem ser convidados por outra dupla inscrita em uma das categorias acima e precisam ter um carro 4x4. O registro na CBA não é necessário.

A programação oficial da primeira etapa é a seguinte:

03/04

13h00 - Abertura da Secretaria;
14h00 - Abertura da Vistoria;
20h00 - Fechamento da Secretaria para inscrições; Welcome Coffee
20h30 - Término da Vistoria; Briefing para Graduados e Turismo;
21h00 - Briefing para Expedition e Amigos;
21h30 - Aula de Navegação;

04/04

8h30 - Largada oficial da prova;
13h30 - Chegada do primeiro carro;
14h00 - Almoço;
15h30 - Entrega de boletos dos PC’s, início de recursos;
17h00 - Final da entrega de recursos; Premiação;
18h00, Encerramento oficial da primeira etapa.

2008

Na edição 2008 da competição, na Copa Sudeste, os paranaenses levaram a melhor. A dupla de Guarapuava (PR), Roque Veviurka e Alberto Minski Jr., venceu a categoria Graduados, totalizando 55 pontos, enquanto Edenilso Borguezani e Cláudia Borguezani, de Curitiba (PR), ganharam a categoria Turismo, com 60 pontos. Na Copa Nordeste os cearenses levaram a melhor.

As cinco melhores duplas da temporada 2008 em cada categoria foram as seguintes:

Graduados - 1) Roque Veviurka/Alberto Minski Jr. (PR), 55 pontos; 2) Marcos Bortoluz/Marcelo Bortoluz (RS), 52; 3) Nacleto Piovesan/Enedir Silva Jr. (SC), 47; 4) Arildo Souza/Rodnei Faria (MG), 38; 5) Sebastião Rezende/Filipe Fonseca (MG), 37.

Turismo – 1) Ednilso Borguezani/Claudia Borguezani (PR), 60 pontos; 2) Wilson Rodrigues/Eduardo Pereira (SP), 48; 3) Walter Küster/Walter Costa (PR), 47; 4) Sidnei Franceschi/Agda Arsuffi (SP), 44; 5) Renato Rocha/Katya Rocha (SP), 42.

A Copa Troller 2009 é uma realização da Ford Motor Company Brasil Divisão Troller, com organização da Speed Sports e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo.
Marcelo Eduardo Braga

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados