Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Jean Aguiar vence primeira prova e estréia temporada com o pé direito
 
Mesmo com chassis “velhinho” Jean Aguiar abriu a temporada com vitória na Junior em Interlagos (Foto: Claudio Reis)
A noticia que corre pelos boxes espalhados pelas pistas de kart do Brasil é que o novo chassis produzido pela Kart Mini nasceu vencedor e deve trazer muitas glorias para o fabricante paulista ao longo da temporada de 2009. Embora tenha coadjuvado para o desenvolvimento desse novo produto, a equipe Leste Kart que compete há anos exclusivamente com chassis Kart Mini, por conta do grande volume de vendas da maior fabricante nacional de karts, ainda não recebeu seus novos equipamentos, pelo que, embora fazendo uso do mesmo kart que utilizou em muitos combates na temporada passada, o mesmo com que conquistou os títulos de Vice-Campeão Paulista de Kart e Vice-Campeão da Copa São Paulo Light de Kart, Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ TecSider Transportes/ Leste Kart) começou o ano com o pé no fundo do acelerador e garantiu a vitória na prova da categoria Junior no ultimo sábado (14/02), valida como etapa de abertura do Campeonato Paulista de Kart.

A competição teve como palco o circuito que é reconhecidamente a “Meca” do kartismo nacional, o Kartodromo Ayrton Senna – Interlagos -, circuito e certame que revelaram para o mundo da velocidade talentos como Ayrton Senna, Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Felipe Massa.

Durante a semana Jean Aguiar, sob a batuta do frontman Décio Betgs da equipe Leste Kart, treinou forte no circuito paulistano, realizando praticas ora com forte sol, ora sob condições de chuva, o que dificultava o desenvolvimento dos ajustes em seu kart, mas garantia o caminho das pedras para um prova em qualquer condição climática, posto que a meteorologia indicava em suas previsões que o final de semana não teria um céu muito convidativo.

Além disso, outro fator “surpresa” também marcaria essa primeira prova oficial do ano, já novos participantes estreavam na categoria, promovidos da Junior Menor. Embora “rookies” na Junior o histórico desportivo dos estreantes – alguns coberto de importantes títulos regionais e nacionais - deixava claro que a busca pela vitória nesta primeira etapa seria ainda mais difícil.

Na pratica classificatória que definiu o posicionamento dos micromonopostos no grid da categoria Junior – reservada para pilotos com idade entre 12 e 14 anos -, Aguiar conquistou a quarta posição do partidor. Autorizada a partida da prova o pole position Victor Franzoni manteve a dianteira, seguido por Johilton Filho, Matheus Rotta e Jean Aguiar, que manteve o posicionamento de largada. Ainda na volta inicial, na disputa pelas posições dianteiras, André Pedralli rodou, atingindo em cheio o bólido de Jean, que acabou perdendo contato e quedando-se a um grande distanciamento do trio cimeiro.

Victor Franzoni mantinha-se na primeira colocação, enquanto Johilton vinha “na bota” e, por sua vez, também se defendia de Matheus Rotta. Com a faca nos dentes, Aguiar partiu para reduzir rapidamente essa distancia e em menos de três voltas já estava “colado” em Rotta, que ultrapassou na passagem seguinte. Enquanto isso Franzoni e Johilton travavam uma feroz disputa pela primeira colocação, abrindo possibilidade para Aguiar aproximar-se ainda mais rapidamente. Em um enrosco os dois primeiros colocados Jean não titubeou e assumiu a liderança da prova, mantendo inalterado o forte ritmo e tratando de abrir vantagem volta a volta para Johilton, que fixara-se na segunda colocação.

Após a décima primeira passagem – metade da prova – a vitória já estava consolidada e Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ TecSider Transportes/ Leste Kart) tratou de reduzir o ritmo e poupar o equipamento. Mesmo assim, divisou a bandeira a quadros com 10s480 de vantagem para Johilton Pavlak, o atual campeão brasileiro da categoria.
“Estou muito contente pelo resultado dessa prova”, exultou Jean Aguiar. “Sabia que meu equipamento estava muito bem ajustado pela minha equipe e que tinha tudo para ter uma excelente prova. Mas o fato de estarmos com novos pilotos no grid me deixou bastante apreensivo, imaginando o tipo de oponentes com que eu estaria me deparando, além do fato de apenas garoar ‘ensaboando’ a pista, ao invés de cair uma chuva forte, também contribuía para minha ansiedade. Mas confiei em mim mesmo e dei o meu melhor. O resultado foi esse que todos viram!”, detalhou o piloto ao relembrar de sua vitória na prova de abertura da temporada oficial.

Além do Campeonato Paulista de Kart, Jean também devera disputar as provas da Copa São Paulo Light de Kart, bem como da nova categoria Shifter da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, que embora reservada à pilotos Junior, por imposição da FASP- Federação de Automobilismo de São Paulo receberá o nome de Shifter Graduados.

Confira o resultado da Junior na primeira etapa do Campeonato Paulista de Kart:
1.- Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ TecSider Transportes/ Leste Kart), com 21 voltas em 20m43s776
2.- Johilton Pavlak Filho, a 10s480
3.- Matheus Rotta, a 11s497
4.- Vitor Franzoni, a 17s840
5.- Emily Pimenta, a 1 volta
6.- André Pedralli, a 16s715

Pole Position: Victor Franzoni, com 53s178
Melhor Volta: Johilton Pavlak, com 54s296
Laís Reis

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados