Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Com quatro vencedores em 2008, Interlagos é “terreno neutro” na temporada
 
Circuito paulista registrou quatro vencedores diferentes em 2008, e já teve Ford GT, Lamborghini Gallardo e Dodge Viper no alto do pódio

O Autódromo de Interlagos, em São Paulo, pode ser considerado a pista mais “democrática” da temporada de 2008 do Telefônica Speedy GT3 Brasil. O traçado é a sede de seis corridas neste ano no formato rodada dupla: quatro provas já realizadas, e duas marcadas para este fim de semana (29 e 30/11). Cada uma das quatro provas já disputadas registrou uma dupla diferente no alto do pódio da pista mais famosa do Brasil e viu, também, três modelos de supercarros chegarem ao primeiro lugar.

A primeira corrida deste ano em Interlagos foi vencida pelos atuais líderes do campeonato, Xandy Negrão e Andreas Mattheis, com o Dodge Viper Competition V10 com o qual haviam conquistado o título da competição no ano anterior. A prova seguinte, completando aquela rodada dupla, terminou com a vitória de Walter Salles e Ricardo Rosset, atuais vice-líderes da competição, que já usaram um Ford GT V8.

Depois de passar por Brasília, a GT3 voltou a São Paulo para a quarta rodada dupla do ano, e o resultado foi um novo equilíbrio entre supercarros e duplas. A prova de sábado foi vencida por Paulo Bonifácio e Ingo Hoffmann, com um Lamborghini Gallardo V10. Já a etapa de domingo teve Alceu Feldmann e Lico Kaesemodel no alto do pódio, dando novamente a primazia ao Dodge Viper V10, que até agora permanece como o modelo que mais venceu em Interlagos em 2008.

Para as corridas deste fim de semana a expectativa é de muito equilíbrio. Após a recente equalização dos carros promovida pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), os motores do Ford GT perderam eficiência em relação à “usina” que empurra os Viper. Agora, o modelo norte-americano da Dodge figura como favorito diante do conterrâneo Ford GT V8, dos italianos Ferrari F430 V8 e Lamborghini Gallardo V10 e do alemão Porsche 997 GT3 Cup S Boxer. A vantagem, segundo os especialistas, se deve às longas retas e, especialmente, à Subida da Junção, onde a potência deve falar mais alto. “Mas em uma categoria imprevisível e competitiva como a GT3, qualquer previsão sempre vem com uma boa dose de incerteza e risco”, pondera Ivo Sznelwar, diretor-técnico do Telefônica Speedy GT3 Brasil. “Eu, com certeza, não creditaria favoritismo a ninguém. Há muitas variáveis envolvidas, como o próprio histórico da competição este ano em Interlagos mostra: tivemos quatro vencedores diferentes”, completa Sznelwar.

Um fim de semana de bom desempenho para a Dodge, aliás, pode influenciar diretamente a disputa pelo título entre os pilotos. Com 20 pontos possíveis de serem conquistados no fim de semana (dez para cada vitória), Walter Salles e Ricardo Rosset precisam descontar nove pontos para Xandy Negrão e Andreas Mattheis, e não dependem apenas de seu próprio desempenho para recuperar o topo da tabela.

Na combinação mais simples de resultados, Salles e Rosset ficam com o título se terminarem as duas corridas do fim de semana na primeira colocação, e virem pelo menos duas outras duplas entre eles e os atuais líderes do campeonato em ambas as provas. Nesse caso, eles somariam 20 pontos no fim de semana, contra 10 de Xandy e Mattheis – e chegariam a 107 pontos na tabela, contra 106 dos adversários. Já os atuais líderes precisam de um segundo na primeira corrida, no sábado. Assim, eles ficariam com o título desde que os rivais não vençam a corrida, uma vez que iriam a 104 pontos contra 93 de Salles e Rosset. Nessa situação, mesmo que os atuais vice-líderes vencessem no domingo e acumulassem mais dez pontos, Xandy e Andréas estariam fora do alcance até mesmo se não pontuassem na corrida.

Como o próprio Ricardo Rosset já havia dito na coletiva de imprensa pós-etapa de Curitiba, para virar o jogo sobre os atuais campeões será preciso uma certa dose de sorte e, também, uma pequena ajuda dos Dodge Viper.
João Alberto Otazu

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados