Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Nova vitória de Lucas Di Grassi o coloca a um ponto do vice
 
Em corrida agitada, Di Grassi torna-se o brasileiro com mais primeiros lugares no ano (Foto: Barwa Campos International)
Com seis provas a menos que seus concorrentes, o brasileiro Lucas Di Grassi (equipe Barwa Campos Grand Prix) chega neste domingo à corrida final da principal divisão de acesso à Fórmula 1 já com um grande resultado: vai brigar pelo vice-campeonato, apesar de sua ausência nas rodadas iniciais o terem privado da disputa do equivalente a 60 pontos.

Mais do que isso, neste sábado, Lucas tornou-se o brasileiro com mais vitórias na temporada ao conquistar o primeiro lugar na 19ª etapa da temporada, na pista de Monza. Com a terceira vitória de 2008, Di Grassi agora soma 63 pontos, um a menos que o atual vice-líder, Bruno Senna (iSport International), que terminou a prova em quinto. Apesar de terminar apenas em décimo, o italiano Giorgio Pantano (Racing Engineering) garantiu o título da GP2. A etapa que encerrará a temporada terá largada às 5h30 deste domingo, com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura Sportv. Di Grassi tem em 2008 o apoio da rede de concessionários Eurobike.

Como o próprio Lucas havia previsto, a disputa pela liderança na largada contra Pantano não foi das mais fáceis. Pole position, o italiano vez valer sua grande experiência e se manteve na dianteira, chegando a abrir 3,5 segundos de vantagem nas voltas iniciais. Mas no meio da prova o piloto da Eurobike, que largou em segundo, reduziu a dianteira do líder para meio segundo. Neste momento, porém, teve início a principal briga da prova, entre Lucas e o venezuelano Pastor Maldonado (Piquet Sports), que vinha muito rápido, sempre registrando tempos entre os mais velozes a cada volta. O duelo entre os dois se prolongaria até a última volta, e daria a Pantano alguma tranqüilidade, pois o brasileiro passou a defender o segundo lugar ao invés de atacar o líder para tomar a ponta.

Maldonado, inclusive, chegou a ultrapassar Lucas na 20ª volta, mas o brasileiro manteve o bom ritmo. “Eu não o deixei abrir vantagem e fiquei na cola dele”, conta Lucas. “Entramos juntos no box para fazer o pit stop obrigatório e eu acelerei antes, por pouco não o passo no box mesmo. Mas ele voltou bem à minha frente e voltamos para a pista juntos. Eu mantive a pressão até ter uma chance de passar. Depois, foi a vez dele me pressionar. Cruzamos a linha de chegada a apenas 0,7 segundo. Qualquer bobeada, e eu daria adeus a essa vitória”. Faltando quatro voltas para o final, Di Grassi e Maldonado ultrapassaram Pantano.

Com o carro rendendo bem, Pantano aproveitou ao máximo o rendimento e foi o último a ir ao box para o pit stop obrigatório. O nervosismo, no entanto, cobrou seu preço do então futuro campeão: ao sair do box, ele cruzou a linha divisória branca que delimita a saída do pitlane e não escapou da punição, um drive-through. A penalidade o colocou no pelotão intermediário, e, nos estágios finais, quando a equipe lhe avisou pelo rádio que seria o campeão com aquele resultado, Pantano até cedeu o nono lugar ao espanhol Andy Soucek na volta de encerramento.

Com a disputa pelo vice-campeonato entre Lucas e Bruno Senna, o Brasil deve fazer o vice-campeão da GP2 pelo terceiro ano consecutivo. Atual detentor do vice-título, Di Grassi sucedeu a Nelsinho Piquet, segundo colocado em 2006, quando o campeão foi Lewis Hamilton.

Confira o resultado final da 19ª etapa da temporada:

1 - Lucas Di Grassi (Brasil), Campos Team, 32 voltas
2 - Pastor Maldonado (Venezuela), Piquet Sports, a 0s7
3 - Sebastien Buemi (Suíça), Team Arden, a 6s7
4 - Romain Grosjean (França), Art Grand Prix, a 17s7
5 - Bruno Senna (Brasil), iSport, a 18s3
6 - Roldan Rodriguez (Espanha), FMSI, a 20s4
7 - Jerome D´Ambrosio (Bélgica), Dams, 22s7
8 - Davide Valsecchi (Itália), Durango, a 24s8
9 - Andy Soucek (Espanha), Super Nova, a 32s8
10 - Giorgio Pantano (Itália), Racing Engineering, a 34s6


Eis a nova classificação do Campeonato:

1) Giorgio Pantano, 73 pontos
2) Bruno Senna, 64
3) Lucas Di Grassi, 63
4) Romain Grosjean, 58
5) Pastor Maldonado, 56
6) Sebastien Buemi, 50
7) Vitaly Petrov, 39
8) Alvaro Parente, 34
9) Andreas Zuber, 32
10) Karun Chandhok, 31.
Rodopho Siqueira / Caio Moraes

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados