Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Rally da Bahia terá tecnologia de ponta
 
Campeonato Baiano de Rally ganhou um sistema de cronometragem que promete colocar a competição entre as principais da modalidade no País nesta temporada
Não só o nome Rally da Bahia, o Campeonato Baiano de Rally ganhou nesta temporada. Outra novidade que promete colocar a competição entre as principais da modalidade no País, é o sistema de cronometragem, que será usado pela primeira vez na abertura da competição, que acontece em uma rodada dupla nos dias 12 e 13, disputada pela região do Recôncavo e da Grande Salvador.

A primeira etapa acontece no sábado, com largada em Cruz das Almas e chegada em Alagoinhas. A segunda etapa acontece no domingo, com largada em Alagoinhas e chegada em Dias D’Ávila. Pela primeira vez, a competição terá os pontos de cronometragem virtual, com monitoramento via satélite, através de chips instalados nos carros.

Esta nova tecnologia coloca o Rally da Bahia entre as principais competições da modalidade no País. “Como não existe o PC físico, como era até o ano passado, esta tecnologia vai nos permitir realizar provas com 100 pontos de cronometragem espalhados pelo trajeto. Até o ano passado, as provas tinham, no máximo, 15 PCs e, na maioria das vezes, alguns eram cancelados”, revela Audo Rodrigues, um dos responsáveis pela cronometragem da competição junto com João Neto.

Esta nova tecnologia vai exigir muito mais das duplas. “Agora a dupla vai ter que manter a regularidade em todo o trajeto, já que eles não vão saber quando estão passando pelos PCs. Não vai ter mais aquela estória de pisar mais para recuperar um trecho com algum atraso. Outra vantagem é que tira qualquer possibilidade de dúvida já que o Chip tem que passar por determinado trecho na hora certa e qualquer diferença será registrada pelo GPS”, revela Audo.

A novidade também vai agilizar o processo de divulgação do resultado. “O resultado será divulgado mais rápido já que só depende da chegada das duplas e a verificação dos dados registrados no Chip. Tudo isto é feito através de computação, o que dá mais agilidade ao processo. Este é o sistema usado nas principais competições de Rally do Brasil e do mundo”, revela Audo.

Segundo ele, com esta novidade, o Rally da Bahia pode despertar o interesse de competidores de outros estados. “Para os praticantes de qualquer modalidade é muito importante estar sempre competindo. Então os principais atletas sempre procuram disputar algumas das melhores competições para estar preparado para disputar as competições nacionais e até internacionais”, revela Audo.

O Rally da Bahia tem o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia, através do programa de incentivo ao esporte FazAtleta do Governo do Estado. Este ano, a competição terá a cobertura da TV Educativa e será definida em oito etapas, passando por mais de cem municípios até a definição dos campeões das categorias Graduado, Expedition, Turismo e Universitário.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de abril, na sede da Federação de Automobilismo da Bahia, que fica no Palácio dos Esportes.

Calendário 2008:

1ª etapa – 12 de abril – Cruz das Almas
2ª etapa – 13 de abril – Alagoinhas
3ª etapa – 17 de maio – Itaberaba
4ª etapa – 12 de julho – Itabuna
5ª etapa – 23 de agosto – Vitória da Conquista
6ª etapa – 24 de agosto – Jequié
7ª etapa – 18 de outubro – Itacaré
8ª etapa – 22 de novembro – Simões Filho

Categorias:

Graduado 4x4
Turismo 4x4
Expedição 4x4
Universitário

Maiores informações: FAB – Federação de Automobilismo da Bahia - (71) 3321-4949
Miguel Brusell

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados