|
Briatore banido indefinidamente pela FIA |
|
A FIA – Federação Internacional de Automobilismo, divulgou na manhã de hoje (21/09), em seu site oficial, a decisão sobre o caso Renault / Cingapura 2008, onde o piloto brasileiro Nelson Piquet Jr. se tornou o pivô do ultimo grande escândalo do “circo” da Fórmula 1. A decisão até que foi como a maioria já esperava ou previa: Briatore banido do esporte automotor (leia-se onde a FIA é a supervisora) por tempo indeterminado; Pat Symonds por 5 anos, Renault com gancho suspenso por dois anos; Nelson Piquet Jr. sem sanções e Fernando Alonso inocentado.
O Conselho Mundial de Automobilismo cumpriu a promessa feita ao brasileiro Nelsinho Piquet e não tomará qualquer atitude ou sanção individual contra o brasileiro. Já no que se refere a Briatore a FIA entendeu que o ex-dirigente da Renault F1 foi arrogante em se alegar inocente, mesmo com a comprovação de sua participação constatada pelas investigações e, justamente por isso determinou que Briatore fosse proibido até de estar presente a um evento supervisionado pela entidade, entre outras sanções, por prazo indeterminado.
Pat Symonds foi condenado a 5 anos de banimento do esporte automotor supervisionado pela FIA em qualquer instância. O prazo de cinco anos foi dado em função do arrependimento de Pat perante a conselho.
A equipe Renault F1, anteriormente apoiando seus diretores, na semana passada demitiu a ambos e acabou se confessando culpada, e não rebateu a nenhuma das acusações. Por conta de seus compromissos de ressarcimento das despesa efetuadas pela FIA para o desenrolar das investigações e o comprometimento do apoio a futuros projetos de segurança da entidade, a Renault foi condenada a desqualificação até o final da temporada de 2011, porém a pena somente será aplicada se a equipe for considerada culpada de infração semelhante à que foiu condenada. |
 |
Décio Ribeiro |
|