|
Otero está próximo de fechar o ano como melhor estreante da categoria |
|
Piloto volta a São Paulo em busca de pontos para encerrar a temporada entre os cinco primeiros na tabela – e como o melhor novato do campeonato
O carioca Leonardo Otero encerra neste final de semana sua primeira temporada na Fórmula 3 Sul-Americana. Depois de passar pelo kart e de ter conquistado o vice-campeonato da Fórmula São Paulo, ele transferiu-se para a categoria mais rápida do continente e está próximo de fechar seu primeiro campeonato na F-3 como o melhor estreante do ano.
Otero ocupa a quinta colocação na tabela, atrás apenas de pilotos que já correram na Fórmula 3 em outras temporadas. Com 40 pontos conquistados, ele se mantém já a algumas rodadas como o melhor novato da categoria – e tem possibilidades reais de fechar o ano nessa condição.
“Disputei uma temporada completa na Fórmula São Paulo, uma categoria que só tem provas em Interlagos. Além disso, a maior parte dos treinos que fiz com um carro de Fórmula 3 foi realizada em São Paulo, por isso essa é a pista onde me sinto mais confortável e confiante para um bom resultado”, comentou o piloto.
A conquista do título de melhor estreante do ano pode coroar uma temporada de grande importância na carreira de Otero. Depois de começar o ano competindo por equipe própria, ele transferiu-se para a Dragão Motorsport no segundo semestre, e conquistou no Rio de Janeiro seu primeiro pódio no campeonato.
“Essa temporada na Fórmula 3 teve alguns contratempos, e estou satisfeito por, mesmo assim, ter conseguido me manter na briga pelos cinco primeiros lugares do campeonato. Acho que este aprendizado vai ser muito útil em 2009”, disse Otero.
São Paulo ainda vê a decisão do título da Fórmula 3 entre Nelson Merlo e Pedro Enrique. A situação dos dois é muito parecida com aquela que decidiu o título da Fórmula 1, no início do mês, também em Interlagos. A diferença entre os dois primeiros é de apenas seis pontos (na época, Lewis Hamilton tinha sete a mais que Felipe Massa) e o critério de pontuação da Fórmula 3 é igual ao da categoria máxima do automobilismo. A principal diferença, no entanto, é que serão duas provas no final de semana.
Os treinos começam na sexta-feira e as corridas decisivas serão no sábado – às 13h45 – e no domingo, às 10h. Cumpridas oito das nove rodadas duplas previstas para a temporadas, os seis primeiros no campeonato são:
1) Nelson Merlo, 112 pontos
2) Pedro Enrique, 106
3) Denis Navarro, 85
4) Leonardo Cordeiro, 63
5) Leonardo Otero, 40
6) Werner Neugebauer, 33
|
 |
João Alberto Otazu |
|