|
Eletropaulo monta operação para garantir energia no GP Brasil de F1 |
|
A AES Eletropaulo montou um esquema especial para garantir o fornecimento de energia elétrica durante o 37º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, que vai decidir o campeão da temporada. Profissionais da concessionária, entre eletricistas, coordenadores e operadores, estarão de plantão nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, quando ocorrerão os treinos, e no domingo (2/11), dia da corrida.
Como ação preventiva, a distribuidora realizou poda de galhos em 600 árvores bem como a manutenção nos circuitos alimentadores que interferem com o Autódromo Municipal José Carlos Pace, em Interlagos, e também realizou verificação técnica na cabine de força principal e nas instalações internas do autódromo, trabalho realizado em conjunto com o responsável pela engenharia elétrica do local.
Para garantir o fornecimento ininterrupto, a AES Eletropaulo vai posicionar operadores nas Estações Transformadoras de Distribuição (ETDs) Guarapiranga, que alimenta o autódromo, e Rio Bonito, que poderá fornecer energia elétrica caso ocorra algum desligamento na rede principal. Esta ação foi montada para atender o local em caso de emergências no autódromo. Também serão monitoradas outras ETDs e circuitos elétricos que alimentam as instalações das emissoras de televisão e rádio envolvidas na cobertura do evento, além da Embratel, Sabesp e provedores de internet, que terão prioridade no restabelecimento.
Por medida de segurança, uma equipe de eletricistas estará de prontidão na torre da linha de subtransmissão que alimenta a ETD Guarapiranga. O objetivo é evitar que o público tente escalar a torre, que fica ao lado do autódromo, para ver a prova – ação proibida e perigosa devido ao risco de choque elétrico e eventual desligamento da linha que fornece energia elétrica para o autódromo.
Durante os três dias do 37º GP Brasil de Fórmula 1 (31/10, 1 e 2/11), não haverá qualquer tipo de intervenção programada na rede elétrica (serviços rotineiros de manutenção, que ocorrem inclusive aos domingos e feriados) que possa afetar o fornecimento para o autódromo e para seus principais corredores de acesso. No dia da prova, a distribuidora fará o monitoramento da rede elétrica do local e dará suporte aos técnicos eletricistas do autódromo. Equipes de manutenção estarão a postos em locais estratégicos. Em caso de desligamento da rede, esses profissionais da AES Eletropaulo poderão, imediatamente, tomar as medidas cabíveis para restabelecer os circuitos elétricos no menor espaço de tempo possível.
Sobre a AES Eletropaulo: Distribui energia elétrica para 24 municípios da região metropolitana de São Paulo – incluindo a capital – que, juntos, abrigam uma população de 16,5 milhões de habitantes. A área de concessão atendida pela empresa abrange 4.526 km² e concentra a região socioeconômica mais importante do país, com 5,7 milhões de unidades consumidoras. Em faturamento, a AES Eletropaulo é a maior distribuidora de energia elétrica da América Latina |
 |
Theo de Souza / Fernando Aragão |
|