Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
Dakar 2009 - Chega o dia mais tenebroso do rali
Terça-feira, 13 de Janeiro de 2009
 
Pichini e Roldan em ação (Foto: André Chaco )
Terça-feira, 13 de janeiro, décima etapa – O Dakar começa agora a entrar em sua reta final, e ontem, a etapa entre La Serena e Copiapo, com 537 km dos quais 449 de trecho cronometrado, oferecia aos competidores uma pista rápida, com montanhas, areia, pedras e dunas.
Paulo Pichini e Lourival Roldan faziam uma prova tranqüila, até que, após a passagem no km 399, o carro da dupla brasileira começou a perder potência e atravessar as dunas se tornou um desafio à parte. Obstáculo vencido e algumas posições perdidas, eles chegaram a Copiapo na noite de ontem dentro do tempo limite do dia.

Para hoje o Dakar reserva seu dia mais difícil.

"Estamos agora nos preparando para a largada de hoje cujo trecho trará mais areia fofa, trechos pedregosos, cascalho, pista rápida e muita areia. Alie a tudo isso, altitude média de 1500 metros acima do mar com pico de até 2400 metros. Falando assim até parece um dia normal para um Dakar, mas o que vamos enfrentar nesta décima etapa será o dia mais tenebroso do rali, e, portanto o mais aguardado desta edição", descreve Pichini.

Mesmo assim, a questão é: o Atacama chegou. Mas, será que o deserto mais inóspito do planeta, dono das maiores dunas do mundo, deixará marcas profundas na edição 2009 do maior rali da terra?

"Ontem vimos que este lugar é indescritível em beleza, porém as dificuldades apesar de serem muitas não nos pegaram de surpresa. Talvez por termos tido dias iniciais surpreendentes, talvez porque a expectativa fosse muito grande, não sei explicar... Acredito que hoje, o deserto vá nos mostrar suas mais duras condições em função da região escolhida. Teremos que ser mais hábeis e determinados para conseguirmos completar a especial com sucesso". Avalia Lourival Roldan.

Na noite de ontem, a organização cortou 200 km dos 670 de trecho cronometrado previsto para a etapa de hoje, um laço, com largada e chegada em Copiapo. Neste momento, acontece a largada da competição após quatro horas de atraso devido a uma densa neblina que pairava sobre a região, o que impedia a decolagem dos helicópteros de segurança médica e direção de prova e imagens.

"É complicado ficarmos nessa espera, isso gera desconcentração e mais ansiedade. Enfim, começaram a dar largada para as motos depois de horas de atraso. O Pior é que isso fará com que quem tenha problemas precise navegar por bússola, em meio às dunas e provavelmente à noite. Nossa expectativa é que venha um trecho muito seletivo e realmente complexo para todos", comentou Pichini por telefone nesta manhã, momentos antes de seguir para seu carro.

Etapa 10 (quinta-feira, 13 de janeiro) - Copiapo / Copiapo
Deslocamento: 20 km
Especial: 470 km
Total: 490 km

Esta etapa será em laço pelo deserto mais temido desse rali, que é o Atacama, ao norte do Chile. A especial foi reduzida de 670 para 470 quilômetros e as dunas aqui são um pouco diferentes das encontradas no Deserto do Saara.

As dunas desta região são formadas sobre montanhas de pedra e elas têm mais altitude do que lá. Tem dunas que chegam a 600 metros de altitude, com areia um pouco mais úmida, pela umidade do Oceano Pacífico que está bem próximo.
 
Zarhi El Malek
 
» Leia também

 20/01 - Equipe 100% brasileira avalia de forma positiva participação no Dakar 2009
 19/01 - Cerimônia marca encerramento do Dakar 2009
 13/01 - Como foi a 10ª etapa do Dakar 2009
 13/01 - Dakar 2009 – 11ª Especial foi cancelada
 10/01 - Dakar 2009 -Varela e Macedo dizem adeus à competição
 10/01 - Dakar 2009 - Paulo Pichini e Lourival Roldan chegam a Valparaíso, Chile


Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados