Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Dakar: Varela/Ayala terminam em terceiro na sua categoria
 
Reinaldo Varela terminou em segundo na categoria T2.1 (Foto: André Chaco)
Entre os carros da classe gasolina da T2, o ex-campeão Mundial de Rally Cross Country Reinaldo Varela e o navegador Erley Ayala estão classificados em terceiro.

O Rally Dakar Argentina Chile terá nesta segunda-feira (04/1) a disputa mais curta dos 17 dias de prova. Apesar de ter apenas 182 km cronometrados, os mais de 300 participantes passarão por um grande teste entre La Rioja e Fiambalá, quando enfrentarão uma zona de dunas, a situação mais caótica para qualquer competição off-road. O desafio teve largada no dia 1º de janeiro em Buenos Aires e depois de passar duas vezes pela Cordilheira dos Andes e pelo deserto do Atacama no Chile, totalizando 9.030 km, chegará dia 17 de janeiro de volta à capital argentina.

No segundo dia de disputas (03/1) a dupla Al-Attiyah (Catar)/Gottschalk (Alemanha), com Volkswagen Touareg venceu a assumiu a liderança geral da prova. Os melhores brasileiros são Mauricio Neves/Clécio Maestrelli, também com Volkswagen, que chegaram em terceiro e estão em quinto na classificação. Reinaldo Varela/Erley Ayala (Mitsubishi/Pirelli/Blindarte) terminaram o dia em segundo na T2.1 a gasolina, com um Mitsubishi Pajero Full praticamente original, e mantém o terceiro posto na categoria.

“Continuamos com um bom desempenho, sem ter sequer um problema mecânico. Continuamos cumprindo nosso objetivo de terminar o dia, e sempre entre os primeiros em nossa categoria”, comentou Reinaldo Varela (Mitsubishi/Pirelli/Blindarte), único brasileiro Campeão Mundial de Rally Cross-Country (2001), modalidade do mais tradicional rali off-road do mundo.

No domingo a competição teve um deslocamento inicial de 56 quilômetros a partir de Córdoba, começando com um trecho cronometrado de 355 quilômetros em Vila Carlos Paz. No começo a pista era rápida, com grandes retões, e depois passou por um trecho muito sinuoso e com saltos cegos de 25 km no alto da Serra de Córdoba. No meio da Especial os concorrentes tiveram cuidado com o câmbio e os freios, por causa da grande descida. “Hoje pegamos de tudo. O dia começou com chuva, depois neblina, passamos frio e chegamos debaixo de um sol ardido. Estamos cada vez mais sentindo o clima do Dakar!”, contou Varela.

Faltando cerca de 35 km, em um setor mais selvagem, menos sinuoso, Varela/Erley foram obrigados a fazer uma ultrapassagem e acabaram batendo em pedras grandes, que acabaram avariando uma roda. “Uma pedra ficou presa entre a roda e o freio e tivemos que parar para trocá-la. Se não fosse isto, poderíamos ter um resultado ainda melhor”, relatou Erley Ayala, preparador da equipe Mitsubishi/Pirelli/Blindarte/Rally Brasil e que está atuando como navegador. O dia terminou com um deslocamento de 276 km até La Rioja.

O terceiro dia de competição terá 441 km, sendo que 259 km de deslocamento na saída de La Rioja. A Especial começa com terra e passa para areia, onde percorrem cerca de 30 km em dunas, que costumam ser altas e são bem brancas. Vai exigir bastante experiência do piloto e navegador, além de forçar bastante o equipamento. “Com certeza o dia será curto, mas intenso. Nossa preocupação será novamente a de salvar o equipamento, que está rendendo bem às exigências até agora”, encerrou Varela, que foi segundo colocado no Dakar de 2001.

Em 25 anos de rali, Reinaldo Varela tem os títulos de Campeão Mundial de Rally Cross Country, pentacampeão Brasileiro, tetracampeão do Rally Internacional dos Sertões, pentacampeão Brasileiro e Campeão Sul-americano de Rali de Velocidade. Em 2009 foi o piloto que venceu mais provas de cross-country no Brasil.

A dupla Reinaldo Varela/Erley Ayala tem patrocínio de Mitsubishi/Pirelli/Blindarte e apoio Divino Fogão/Itamotors/Temp Clean/Arycom/Artfix.
João Alberto Otazu

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados