Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Seis Horas de Brasília - Decisão na última volta
 
(Foto: Flávio Quick)
Neste sábado, dia 19, o Kartódromo Waltinho Ferrari, em Brasília, viveu as emoções da última competição automobilística do ano na região central do país, a corrida das 6 horas de Brasília. Mais de cinqüenta pilotos divididos em 19 equipes buscaram a vitória na tradicional competição de encerramento do ano no Distrito Federal. Estrelas do esporte local como Vitor Meira, Felipe Guimarães, Luiz Felipe Nasr dentre outros estiveram na pista ao lado de revelações do kartismo e pilotos amadores.

Os primeiros treinos livres aconteceram no início da tarde, sob fraca chuva e, a segunda sessão livre, 40 minutos depois, ainda com pista molhada, mas, já sem a precipitação.

A tomada de tempos foi encerrada por volta de cinco da tarde e, após uma disputa que perdurou pelos seus 20 minutos de duração a pole-position ficou com o kart 99 da equipe Cesta Leeve que tinha na sua condução o piloto Thiago Azzalini. Em segundo apareceu a Aker Competições, com Marcelo Dantas ao volante e, na terceira posição ficou a Modena/Nil Racing, com Luiz Felipe Nasr.

Os dez primeiros karts do grid tiveram os tempos diferentes por apenas um décimo o que prometia bastante competitividade pelas próximas seis horas que se seguiam.

Com pouco mais de 23 minutos de atraso foi autorizada a largada. Antes de autorizada a partida os pilotos se perfilaram em frente à linha de chegada para uma foto oficial e a execução do hino nacional.

Tal qual a “500 Milhas de Kart Granja Viana” a partida das 6 Horas aconteceu ao estilo Le Mans, quando os pilotos aguardam a largada for dos karts, do lado oposto da pista. Autorizada a largada Luiz Felipe Nasr (Modena/Nil Racing) pulou na ponta, seguido de perto por Marcelo Dantas (Aker) e Fábio Oliveira (Ágil/R1). Um pouco mais atrás, numa disputa empolgante, apareciam os karts da Dos Baians Racing (Felipe Guimarães), Blade Runner (Jóbis Ferreria), Cesta Leeve (Thiago Azzalini), Vizzon Jeans (Yago Cesário), C&L II (Vitor Meira) e CMKG (César Aidar).

Nasr e Dantas seguiam na ponta enquanto Guimarães recuperava terreno em relação aos lideres. Jóbis seguia sozinho em quarto enquanto os outros se espremiam na briga pela quinta posição.

Com aproximadamente uma hora de prova Guimarães já era o líder, com pouco mais de um segundo para Nasr e Dantas. As disputas pela quinta posição continuavam empolgantes até que, com uma hora e 20 de corrida, começou uma fina chuva. A pista rapidamente se tornou escorregadia, provocando várias rodadas e alguns toques.

Mesmo com a pista molhada, algumas equipes optaram por permanecer com os pneus “slick”, apostando em uma chuva passageira, enquanto outras optaram pela troca de pneus, pilotos e abastecimento. Neste momento, Nasr, Guimarães e Meira protagonizavam uma empolgante disputa pela liderança da prova.

Restabelecidas as posições, após a primeira rodada de pit stops, ficou claro que as equipes que optaram por continuar com pneus slick se deram muito bem. A chuva passou e rapidamente a pista secou. O ritmo da corrida continuou muito forte e o kart da “Dos Baians”, agora condeuzido por Yann Cunha, abria vantagem sobre os demais.

Decorridas pouco menos de quatro horas de prova, a equipe CMKG, dos pilotos César Aidar e Flávio Alencastro, assumiu a liderança tomando a posição que, por muito tempo, esteve nas mãos da equipe “Dos Baians”, de Felipe Guimarães e Yann Cunha.

Após a segunda parada nos boxes o time, que venceu as seis horas de 2007, fez uma estratégia diferenciada e, com propriedade, conseguiu atingir a liderança da prova. A briga continua intensa e, menos de 10 segundos atrás aparecia o kart 55 da C&L I que, neste momento, está comandado por Vitor Meira. O Kart 17 da equipe Dos Baians também não está muito distante e, na parcial de quatro horas de prova estava a apenas sete segundos atrás do segundo colocado.

Final de Arrepiar

Já no início da madrugada de domingo, com 399 voltas completadas em seis horas e dois minutos, foi encerrada a edição 2009 das 6 Horas de Kart de Brasília.

Nas duas últimas horas de corrida o que se viu foi uma emocionante briga pela liderança que durou até a última volta. Com pouco mais de quatro horas de corrida completada a equipe “CMKG” foi superada pela “C&L Motorsport I”, que contava com a condução do experiente Vitor Meira. Pouco a pouco Meira foi abrindo vantagem para os adversários e, com o decorrer das voltas, já contabilizava mais de 10 segundos para o segundo colocado.

Quando eram completadas cinco horas de prova, um acidente na “curva do bar”, envolvendo o kart 300, ocasionou a “neutralização da prova”, procedimento necessário para a remoção do kart acidentado e, forçosamente, todos os karts acabaram por ficar em fila indiana até a normalização da prova. Duas voltas mais tarde, a equipe conseguiu desvencilhar o kart dos pneus, que voltou imediatamente para a prova.

A relargada foi autorizada com todos os karts agrupados, à uma hora do final da corrida. A partir daí, a liderança foi se revezando entre os karts da “CMKG” e “C&L I” até a última volta, quando Flávio Alencastro (CMKG), superou Igor Veras (C&L I), na mesma “curva do bar” mantendo a liderança até a quadriculada.

Confira o resultado final da prova:

1) CMKG, 399 voltas – 6h02m25s488
2) C&L Motorsport I, 0s708
3) Dos Baians Racing, 2 voltas
4) Blade Runner/Dibo, 3 voltas
5) Cesta Leeve/Dibo, 4 voltas
6) Aker Competições, 7 voltas
7) Vizzon Jeans/Marco Banky, 7 voltas
8) Kart GP, 7 voltas
9) Nei Competições II, 12 voltas
10) Modena/Nil Racing, 14 voltas
11) GT Preparações, 21s893
12) TPC Motorsports, 21 voltas
13) Speed Motorsports/Nei, 22 voltas
14) Zalex Kart/Modena, 27 voltas
15) Jet Kart, 30 voltas
16) Ágil/R1 Competições, 35 voltas
17) Bilawn GP, 32s036
18) C&L Motorsport II, 52 voltas
19) V.B. Racing Team/Nei (Penalizado em 5 posições).
Flávio Quick

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados