Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Henrique Lambert comemora quarto lugar em ano de estréia
 
Henrique Lambert venceu corrida de Fórmula 3 em seu ano de estréia (Foto: Luca Bassani)
Piloto carioca que entrou na disputa na 5ª etapa fez pole positions, venceu corrida e subiu constantemente no pódio

Alcançar o quarto lugar na principal competição de monopostos do continente é algo para se comemorar. Ainda mais se o piloto iniciou o ano com poucas perspectivas de conseguir competir, estreando numa categoria de alto nível e sem disputar as quatro primeiras corridas da temporada. E, apesar disso tudo, ainda consegue vitória, pole position e sobe ao pódio com freqüência. Essa é uma das formas como se pode descrever o 2009 do carioca Henrique Lambert (Titans Group/Oi FM) na Fórmula 3 Sul-americana.

“Foi um ano muito bom, fiquei bastante contente e satisfeito com tudo o que consegui. Durante a temporada eu ganhei muita quilometragem, conheci pistas importantes e vivi todas as situações possíveis dentro do automobilismo, dentro de uma corrida. Foi uma experiência muito importante”, afirma Henrique Lambert, que disputou a temporada com a equipe Razia Sports, comandada pelo engenheiro Felipe Tejada.

“Eu venci corrida, fiz pole position, participei de disputas intensas por posições. Larguei no fundo do grid e cheguei entre os primeiros, larguei na frente e não consegui terminar a prova bem. Conheci circuito de rua, pistas travadas, outras velozes. Não faltou nada”, garante o jovem de 22 anos, que tem apenas dois anos de experiência em corridas de carro.

O piloto carioca estreou apenas na terceira rodada dupla do certame, disputada em sua cidade natal. “Eu estava feliz somente por competir. Foi um esforço muito grande conseguirmos o apoio necessário, e os meus patrocinadores me ajudaram muito. Era importante andar de F3 após disputar a Fórmula São Paulo e dar sequência na minha carreira”, conta o campeão do certame de base paulista em 2008.

Após um começo difícil, o piloto do Titans Group/Oi FM se adaptou rápido à categoria e em sua segunda rodada dupla subiu ao pódio pela primeira vez, em Santa Cruz do Sul (RS). A partir daí, ele subiu ao pódio em mais seis das oito provas seguintes, anotando duas pole position na preliminar da Fórmula 1 em Interlagos e vencendo a 15ª etapa em Campo Grande (MS).

“A vitória foi o melhor momento do ano. Foi uma sequência muito boa, eu não esperava estes bons resultados tão rápido. Meu objetivo inicial era aprender e andar entre os cinco, seis primeiros. Mas a Razia Sports me deu um carro confiável e competitivo e tive condições de fazer uma boa temporada”, comenta.

“No balanço geral, o ano foi muito bom. Eu não disputei 40 pontos, enfrentei pilotos experientes e terminei em quarto. Estive sempre competitivo, conquistei duas pole positions, venci corrida e cheguei à última etapa com chances de ser terceiro no campeonato. Foi muito positivo”, aponta.

O piloto carioca já projeta a temporada 2010, com objetivos mais ousados. “Com a temporada completa, incluindo toda a pré-temporada, eu quero brigar pelo título. Este ano eu consegui me consolidar na categoria. Agora já conheço as pistas, o carro, estou bastante animado”, adianta. Seus planos incluem inclusive saltos maiores. “Eu pretendo também realizar algumas sessões de testes na Europa, já visando a temporada de 2011”, completa Lambert.

Esta é a classificação final da Fórmula 3 Sul-americana em 2009:

1) Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula), 134 pontos;
2) Cláudio Cantelli (Bassan Motorsport), 94;
3) Lucas Foresti (Cesário Fórmula), 80;
4) Henrique Lambert (Razia Sports), 71;
5) Yann Cunha (Razia Sports), 69;
6) Igor Veras (PropCar Racing), 48;
7) Lu Boesel (Dragão Motorsport), 47;
8) Nilton Molina (PropCar Racing), 43;
9) Leonardo de Souza (Kemba Racing), 30;
10) Fernando Galera (Bassan Motorsport), 23;
10) Henrique Martins (Cesário Junior), 23;
12) Vitor Guerin (Dragão Motorsport), 13;
12) Raphael Abbate (Cesário Junior), 13;
14) Bruno Andrade (MX Racing), 10;
15) Lucílio Baumer (Baumer Racing), 2 pontos.
João Alberto Otazu

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados