Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Super GT: Definição do grid de largada será semelhante ao da F1 em Suzuka
 
João Paulo é o terceiro na competição (Foto: Divulgação)
Líder do campeonato está suspenso devido a sua má conduta esportiva durante as primeiras cinco provas da temporada

Mais uma categoria internacional vai adotar o sistema eliminatório para a definição do grid de largada. Assim como a Fórmula 1, o campeonato Japonês de Super GT também terá três fases durante a disputa do treino classificatório. A medida vale já a partir da etapa deste fim de semana (22 e 23 de agosto) em Suzuka, onde acontece a sexta etapa do principal certame de carros esportivos do Oriente. “Vou fazer o melhor no fim de semana e espero que seja bom o bastante para sermos líderes novamente”, conta o brasileiro João Paulo de Oliveira (Nissan), terceiro colocado no certame e que foi líder por mais da metade do campeonato.

Antigamente, o grid da Super GT era definido em duas partes. Na primeira, todos participavam. Na segunda, os oito mais rápidos definiam a pole numa única tentativa de volta rápida. Com o novo formato, serão três sessões. Na S1 todos os competidores têm 40 minutos para registrar suas voltas mais rápidas e os 12 mais rápidos avançam. A S2 terá 10 minutos de duração e os oito mais rápidos continuam na briga pela pole. Na S3, os oito classificados têm 10 minutos para decidir quem parte da posição de honra. “Será igual para todos os pilotos. Pode ser mais atrativo para o público, mas para nós lá dentro não deve ter muita diferença”, afirma João Paulo.

O regulamento que entra em vigor neste fim de semana irá privilegiar as duplas mais equilibradas. Isso porque o piloto que registrar as voltas na S2 será obrigado a ceder o lugar para seu companheiro na S3. “Vamos ter que modificar alguma estratégia, mas não chega a ser uma mudança tão grande”, explica JP, como ele é conhecido no Japão

Penalização

A outra novidade do fim de semana em Suzuka será a não participação do francês Benoit Treluyer, que ao lado de Satoshi Motoyama (JAP) venceu duas das últimas três provas e lidera o campeonato. Ele foi suspenso por uma corrida por conduta anti-esportiva durante a temporada. “Eu acho justo este tipo de punição. Se o piloto estiver causando muitos problemas tem que ficar de fora da corrida mesmo”, opina João Paulo, que piloto um Nissan GT-R na Super GT.

A penalização se deu baseada no GTA Driving Moral Hazard Prevention System, um sistema de pontuação feito pela organização do campeonato que busca qualidade de corridas e a construção de conduta esportiva exemplar em todas as provas, visando a segurança do esporte. “O sistema pune um piloto que acumula um determinado número de pontos. Caso você atinja nove pontos, está suspenso de uma rodada. Foi isso o que aconteceu com o Benoit”, relata JP.

O sistema é aplicado em corridas e testes oficiais da Super GT e pode acarretar em suspensões e restrições durante os eventos. Todos os julgamentos são feitos por observadores da organização da categoria.

Esta é a classificação da Super GT após cinco etapas:

1) Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), Nissan GT-R (B), 43;
2) Andre Lotterer (ALE)/Jyuichi Wakisaka (JAP), Lexus SC430 (B), 39;
3) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 37;
4) Ralph Firman (GBR)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), 33;
5) Ryo Michigami (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), 32;
6) Toshihiro Kaneishi (JAP)/Koudai Tsukakoshi (JAP), Honda NSX (B), 31;
7) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Lexus SC 430 (B), 29;
8) Ronnie Quintarelli (ITA)/Hironobu Yasuda (JAP), Nissan GT-R (M), 26;
9) Sebastian Philippe (FRA)/Matsuda Tsugio (JAP), Nissan GT-R (B), 26;
10) Bjorn Wirdheim (SUE)/Daisuke Ito (JAP), Lexus SC 430 (B), 20;
11) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX (B), 19;
12) Andre Couto (POR)/Hohei Hirate (JAP), Lexus SC430 (D), 17;.
13) Hiroaki Ishiura (JAP)/Kazuya Oshima (JAP), Lexus SC 430 (B), 14;
13) Loic Duval (FRA)/Yuki Nakayama (JAP), Honda NSX (D), 9.

Visite www.joaopaulo.jp
Siga www.twitter.com/jpdeoliveira
Visite: www.supergt.net
João Alberto Otazu

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados