Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Em grande fase, Porsche vence a 3ª seguida
 
Norberto Gresse / Thiago Camilo fizeram boa estratégia, eliminaram diferença para o Ferrari Scuderia e levaram supercarro alemão ao seu terceiro triunfo no ano

Desta vez com pista seca neste domingo (26), o Itaipava GT3 Brasil realizou sua oitava etapa do campeonato 2009 no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR). E a exemplo do que aconteceu ontem, um Porsche 997 GT3 Cup cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. Só que hoje os louros da vitória ficaram com a dupla formada por Noberto Gresse e Thiago Camilo, no primeiro triunfo do duo em categoria, já que ontem os melhores haviam sido Miguel Paludo / Ricardo Maurício. A parceria Camilo / Gresse estreou na etapa anterior, realizada no sábado, quando a dupla terminou em quinto.

A largada teve Daniel Serra (parceiro de Chico Longo no Ferrari Scuderia) mantendo a ponta e disparando para abrir vantagem. Na primeira curva, Allam Khodair (Marcelo Hahn, Ferrari F430) e Cláudio Ricci (Rafael Derani, Ferrari F430) brigavam pela segunda posição, mas Ricci foi obrigado a abandonar a prova com um problemas na junta homocinética logo no segundo giro da corrida. Ricardo Maurício, que havia vencido a corrida de sábado ao lado de Miguel Paludo, fez bela ultrapassagem na segunda volta, deixando Khodair para trás em uma manobra pelo lado de fora no final da reta oposta.

Entretanto, o pneu traseiro esquerdo do Porsche 997 furou na reta principal e Maurício teve que praticamente se arrastar até os boxes para efetuar a troca, o que arruinou suas chances de obter uma nova vitória em Londrina. Na sexta volta da corrida, Daniel Serra já liderava com folga, seguido por Khodair e pelo Lamborghini Gallardo de Chico Serra (parceiro de Bruno Garfinkel), que ultrapassou o Ferrari F430 no giro seguinte e assumiu a segunda posição.

Norberto Gresse vinha na quarta posição e foi o primeiro entre os líderes a fazer a parada obrigatória para troca de pilotos, na 17ª volta. "Havíamos traçado essa estratégia: como nos treinos eu havia sido um pouco mais rápido, combinamos que eu faria a primeira parte da corrida de sábado e a última do domingo. Ontem não deu muito certo porque cometi um erro, mas hoje o trabalho da equipe foi excelente”, disse Thiago Camilo, que saiu dos boxes imprimindo um forte ritmo.

Enquanto Daniel Serra também explorava tudo o que o Ferrari Scuderia tinha a oferecer, marcando sempre as voltas mais rápidas da corrida, sua vantagem no 27º giro era de 23s778 para o segundo colocado – ninguém menos que seu pai, o tricampeão de Stock Car Chico Serra. Foi o momento em que os três primeiros se dirigiram aos boxes – no último minuto da janela obrigatória. A vantagem construída por Daniel permitiu a seu parceiro Chico Longo voltar à pista ainda na liderança, com o Porsche de Thiago Camilo no segundo lugar, o Lamborghini de Bruno Garfinkel em terceiro e o Ferrari de Marcelo Hahn em quarto, mas Hahn tomou o terceiro posto de Garfinkel na mesma volta, na saída da Curva do Estádio.

A partir daí, Camilo manteve um forte ritmo e aniquilou a vantagem do Scuderia. Na 34ª volta, Thiago conseguiu a ultrapassagem sobre Chico Longo e tomou a ponta. Dali em diante, passou a abrir distância com o Porsche. Três voltas depois, Marcelo Hahn escapou da pista, rodou e parou com a traseira presa na proteção de pneus. A posição em que o carro ficou parado deixou as rodas traseiras sem contato com o solo. E foi este o momento inusitado da corrida: Hahn desceu do carro com o motor funcionando, empurrou o Ferrari e voltou para o cockpit. Dois giros mais tarde, foi obrigado pela direção de prova a dirigir-se para os boxes para que a equipe fixasse novamente o cinto de segurança.

No final da corrida, a direção de prova informou que o carro de Chico Longo e Daniel Serra seria penalizado em uma volta no tempo total de prova em razão de a equipe ter reabastecido o carro durante o alinhamento do grid, minutos antes da largada, o que é proibido pelo regulamento do Itaipava GT3 Brasil. Assim, a dupla terminou na terceira colocação, atrás de Chico Serra / Bruno Garfinkel.

A corrida encerrou a primeira metade do campeonato de 2009 do Itaipava GT3 Brasil e, feitos os dois descartes obrigatórios dos piores resultados para todos os pilotos, a dupla Rafael Derani / Cláudio Ricci permaneceu na liderança com 107 pontos (após dispensar os resultados de duas provas, nas quais abandonou). Thiago Camilo subiu à vice-liderança, com 93, seguido de Ricardo Maurício e da dupla Marcelo Hahn / Allam Khodair, dez pontos atrás. Walter Derani / Rodolpho Santos – dupla quarta colocada na corrida de hoje – aparecem em quinto lugar na tabela, com 64 pontos.

"O Betinho (Gresse) fez um ótimo trabalho e quando ele me entregou o carro eu tentei imprimir um ritmo forte. Quando ultrapassei o Chico Longo eu só o fiz quando tive 100% de certeza de que não haveria nenhum risco para ninguém na manobra. Hoje o nosso trabalho como equipe foi perfeito”, detalhou Camilo. "Optamos por inverter os turnos de pilotagem e deixar o Thiago na segunda metade desta prova. Deu certo e estou muito feliz por estar de volta ao Itaipava GT3. Já estava com saudades de vencer”, disse Gresse, que disputou quatro provas na categoria no ano passado, ao lado de Valdeno Brito.

A próxima rodada dupla do Itaipava GT3 Brasil acontece nos dias 22 e 23 de agosto em Interlagos, São Paulo.

Confira o resultado da primeira corrida:

1º) N.Gresse/T.Camilo (PO, SP/SP), 46 voltas em 1h00min50s436 (média de 138,58 km/h)
2º) B.Garfinkel/C.Serra (LA , SP/SP)
3º) C.Longo/D.Serra (FS , SP/SP)
4º) W.Derani/R.Santos (FE , SP/SP)
5º) R.Mauricio/M.Paludo (PO , SP/RS)
6º) B.Posses/A.Hermann (PO , SP/SP)
7º) F.Poeta/D.Rosa (FE , SP/RS)
8º) M.Hahn/A.Khodair (FE , SP/SP)

Melhor Volta: C.Longo/D.Serra (FS), 1min13s330 (149,97 km/h)
Fonte: CRONOMAP
Legendas: PO (Porsche 997); FE (Ferrari F430), FS (Ferrari Scuderia), LA (Lamborghini Gallardo)

A classificação do campeonato após oito provas disputadas (com descarte obrigatório dos dois piores resultados de cada piloto/dupla):

1º) Rafael Derani/Cláudio Ricci (Ferrari F430), 107 pontos
2º) Thiago Camilo (Porsche 997), 93
3º) Ricardo Maurício (Porsche 997)
Marcelo Hahn/Allam Khodair (Ferrari F430), 83
5º) Walter Derani/Rodolpho Santos (Ferrari F430), 64
6º) Miguel Paludo (Porsche 997), 62
7º) Clemente Lunardi (Ford GT), 57
8º) Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim (Dodge Viper), 56
9º) Duda Rosa/Fernando Poeta (Ferrari F430), 55
10º) Matheus Stumpf/Ramon Matias (Dodge Viper), 51
11º) Bruno Garfinkel/Chico Serra (Lamborghini Gallardo), 50
12º) Antônio Hermann (Porsche 997), 48
13º) Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari Scuderia), 47
14º) Ronaldo Freitas (Porsche 997), 42
15º) Constantino Júnior (Ford GT), 35
16º) Alceu Feldmann (Porsche 997), 32
17º) Norberto Gresse (Porsche 997), 31
18º) Lico Kaesemodel (Porsche 997), 30
19º) Ricardo Rosset (Ford GT), 22
20º) Beto Posses (Porsche 997), 17
21º) Renato Stumpf/Nelson Merlo (Dodge Viper), 6
Rodolpho Siqueira / Cleber Bernuci

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados