Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Transcatarina chega ao final com campeões “de casa”
 
O maior rally de Santa Catarina terminou neste sábado, dia 18 de julho, com liderança absoluta dos competidores do estado. Foram três dias de provas, da região serrana ao litoral, percorrendo cerca de 700 km.

Alegria, adrenalina e a vontade de ir pra trilha de novo. Estas são as sensações que transmitiam os competidores do 1º Transcatarina na chegada a Balneário Camboriú. Foram 89 inscritos, dentre eles pilotos, navegadores e zequinhas, não somente de Santa Catarina, mas também do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Desde o prólogo em Fraiburgo, na última quinta-feira, dia 16 de julho, todos estavam ansiosos para saber o que iam enfrentar nas trilhas catarinenses. Fizeram parte do circuito as cidades de Curitibanos, Lages, Atalanta, Rio do Sul, Botuverá e Balneário Camboriú. “Não tinha como comparar qual etapa era mais técnica e difícil do que a outra. Foram muitos laços, pegadinhas e barro que não acabava mais. Isso deixa qualquer competidor com adrenalina em alta. Foi apostando na cautela que conseguimos levar dois carros da nossa equipe ao pódio”, analisa o piloto José Schazman, da categoria Jeep, campeão ao lado do navegador Edson Baretta, com 66 pontos. A outra dupla de Joaçaba/SC que foi dobradinha no pódio é composta por Eloi Petry e Naor Petry, em segundo lugar com 60 pontos.

Em outros casos as últimas etapas, 5ª e 6ª, de Rio do Sul ao litoral, foram de superação: “Foi um dia longo de rally, onde percorremos os últimos 219 quilômetros em mais de oito horas de prova. Pouco antes do neutro do almoço, passamos por laços difíceis. Além disso, o carro deu um problema de aceleração, mas conseguimos recuperar as posições na parte da tarde. A maior felicidade foi chegar a Praça Central de Camboriú e ser recebido com festa pelo grande público presente. Ano que vem estaremos aqui de novo e se pudermos com o número um da inscrição!”, garante Rafain Walendowsky, navegador campeão da categoria Super Master. Ele faturou o título ao lado do piloto Flávio Kath, com a diferença de cinco pontos para a dupla vice-campeã Luis Roberto Eckel e Luis Felipe Eckel.

Outro exemplo de superação foi o da dupla Luciano Mueller e Wilson Reichwald, da categoria Graduado: “Todas as etapas foram difíceis. Era complicado se acertar nas mudanças de médias, que variavam demais devido às dificuldades dos trechos. Muitos encalhavam. Em alguns momentos alcançávamos esses carros e íamos buscando manter boas posições. As provas de sábado foram com foco no título. Estamos cansados, felizes e ansiosos para o próximo Transcatarina”, finaliza o piloto campeão, com 47 pontos. Fernando Kowalski e Roberto Spessato, segundo colocados, também fizeram a mesma marca, porém Luciano e Wilson levaram o caneco por terem maior número de vitórias.

Para os estreantes no rally de regularidade, Adir Dagostin e Marcio Eurich, a festa não pára: “Para nós foi mais que satisfatório. Viemos achando que não sairíamos campeões, logo na estréia de tudo. É a primeira prova da dupla e do carro. Foi literalmente começar com o pé direito. O Transcatarina traduziu para a equipe todas as emoções que norteiam o mundo off road. Agora vamos disputar o máximo de provas de regularidade possível”, afirma o navegador da categoria Junior.

Paralela às etapas que ocorriam nas quatro categorias, outra modalidade que deu oportunidade aos que têm carros 4x4 é a Turismo. A organização preparou um roteiro exclusivo aos inscritos na categoria, onde foram feitos passeios que percorriam serras, túneis, rios e áreas de reflorestamento.

2010

A repercussão nas cidades por onde passaram os jipes foi imensa. Em alguns municípios houve festas com comidas típicas, apresentações de dança e lançamentos de eventos. Devido ao grande sucesso a organização já se prepara para o ano que vem: “Estamos realizados. Chegamos ao final com a sensação de dever cumprido vendo todos satisfeitos com a primeira prova longa de regularidade de Santa Catarina. Agora vamos nos concentrar, avaliar cada etapa que passou e preparar o 2º Transcatarina”, confirma Edson da Costa, diretor geral do evento.

Resultado final (três primeiros colocados):

Super Master
1º) Carro 16 – Flávio Kath e Rafain Walendowski (Blumenau/SC) – 57 pontos
2º) Carro 34 – Luis Roberto Eckel e Luis Felipe Eckel (São Bento do Sul/SC) – 52 pontos
3º) Carro 3 – Eduardo Moser e Fernando Hostins (Gaspar/SC) – 47 pontos

Graduado
1º) Carro 19 – Luciano Mueller e Wilson Reichwald (Rio Negrinho/SC) – 47 pontos
2º) Carro 82 – Fernando Kowalski e Roberto Spessatto (Apucarana/PR) – 47 pontos
3º) Carro 84 – Paulo César da Siveira e Fernando Amorim (Florianópolis/SC) – 46 pontos

Jeep
1º) Carro 74 – José Schazmann e Edson Baretta (Joaçaba/SC) – 66 pontos
2º) Carro 73 – Eloy Petry e Naor Petry (Joaçaba/SC) – 60 pontos
3º) Carro 71 – Patricio Zucchi e Leandro Minuzzi (Ilhota/SC) – 54 pontos

Junior
1º) Carro 47 – Adir Dagostin e Márcio Renato Eurich (Chapeco/SC) – 64 pontos
2º) Carro 115 – Osni Casas e Rodrigo Borges (Joinville/SC) – 49 pontos
3º) Carro 99 – Antônio Russi e Marcelo Deloni (Itapema/SC) – 46 pontos
Caroline de Paula

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados