Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
F-BMW - Vilarinho faz primeira corrida após quebra do recorde de Vettel
 
Brasileiro vem em uma sequência de cinco "hat-tricks” e chega na liderança do campeonato para a rodada dupla de Lime Rock

Há dois meses, o brasileiro Giancarlo Vilarinho, de 17 anos, alcançou seu quinto "hat-trick” (pole position, vitória e volta mais rápida da corrida) consecutivo na Fórmula BMW Americana. A marca derrubou um recorde mundial que pertencia ao alemão Sebastian Vettel, piloto da Red Bull Racing na Fórmula 1, que havia conquistado quatro "hat-tricks” seguidos quando ganhou a Fórmula BMW Alemã, em 2004. Mais do que colocá-lo na história da categoria, o feito permitiu que Gian encerrasse a primeira metade do campeonato na liderança.

Ele chegou nesta semana ao circuito de Lime Rock, em Connecticut, que receberá no sábado (18) as etapas de número 8 e 9 das 14 previstas no calendário, com cinco pontos de vantagem sobre o vice-líder, o colombiano Gabby Chaves, seu companheiro de equipe na EuroInternational, atual tricampeã da Fórmula BMW Americana. Apesar do domínio de Giancarlo Vilarinho na primeira metade do campeonato, a vantagem é pequena e exigirá um esforço extra no traçado de 2.430 metros, considerado de alta velocidade.

"É muito bom começar a fase final na liderança do campeonato, mas os outros pilotos vão me pressionar bastante, não será nada fácil”, afirma o piloto brasileiro. Tanto é verdade que o único teste coletivo para a prova deste fim de semana, realizado em Putnam Park, em Indiana, no fim do mês passado, foi marcado pelo equilíbrio: o primeiro dia foi liderado por Giancarlo Vilarinho e, o segundo, por Gabby Chaves. O que pode favorecer o brasileiro em Lime Rock é o fato de contar com a experiência das duas corridas que disputou na pista em 2008.

"Eu gosto do traçado e aprendi muito sobre ele nas duas corridas que fiz aqui no ano passado”, reconhece. "Ele não te dá espaço para respirar, você está sempre procurando a trajetória ideal para entrar na próxima curva”, comenta. Nesta terça-feira (14), ele e seu manager, o piloto Paulo Carcasci, caminharam pelo circuito com o mapa de corrida do ano passado nas mãos, analisando os dados que deram a vitória ao então piloto da EuroInternational, o norte-americano Alexander Rossi.

Um trabalho importante considerando o pouco tempo de pista: há apenas um treino livre previsto na programação. Depois, os pilotos partem direto para o treino que define o grid de largada. As duas corridas serão realizadas no sábado. A primeira, marcada para 10h00 no horário brasileiro. A segunda, com largada agendada para 13h35. Com a liderança de Giancarlo Vilarinho na Fórmula BMW Americana e a de Felipe Nasr na Fórmula BMW Européia, é a primeira vez que dois brasileiros lideram os principais campeonatos da categoria no mundo.

A programação em Lime Rock (horários de Brasília)
Sexta-feira (17)
11h00 – 11h30 Treino Livre
13h25 – 13h45, 1º Treino Classificatório
17h30 – 17h50, 2º Treino Classificatório
Sábado (18)
10h00, 8ª etapa
13h35, 9ª etapa

Os dez primeiros na F-BMW Americana
1 Giancarlo Vilarinho (BRA), 119 pontos
2 Gabby Chaves (COL), 114
3 Gianmarco Raimondo (CAN), 71
4 Michael Lewis (EUA), 57
5 James Kovacic (AUS), 52
6 Alex Ellis (CAN), 50
7 João Horto (BRA), 32
8 Martin Sala (COL), 24
9 Daniel Vela (RDM), 22
10 Wilson Phillipe (FRA), 14
Tiago Mendonça

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2018 KARTING. Todos os direitos reservados