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Sertões estima ter atingido 1 milhão em 2009
 
(Foto: Divulgação)
Público se espalhou pelos mais de 5 mil km por onde passou a maior aventura brasileira

Como todos os números do Rally Internacional dos Sertões, a quantidade de pessoas que tiveram contato com a competição em 2009 também chama a atenção: segundo cálculos divulgados hoje pela organizadora Dunas Race, aproximadamente um milhão de pessoas foram expostas às marcas de patrocinadores envolvidas com a corrida, que teve início no dia 24 de junho em Goiânia (GO) e terminou em 03 de julho em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Entram neste cálculo todos os que tiveram contato visual direto com as logomarcas instaladas nas centenas de veículos que circularam pelos 5.036 km de distância da corrida, além de placas, bandeiras, pórticos e outros itens das quatro arenas montadas para as corridas contra o relógio em pistas de terra de circuito fechado (os chamados super primes) ou no estilo ponto a ponto (primes). Nas exibições em áreas urbanas (primes e super primes), a Dunas calcula uma presença superior a 80 mil espectadores nos eventos programados para Goiânia, Santa Helena (GO), Luis Eduardo Magalhães (BA) e Natal, e nas chegadas dos dez dias de prova.

Grande circulação – Ao contrário de uma corrida em autódromo, onde as pessoas basicamente têm contato com os veículos relacionados ao evento na pista e suas imediações, o Rally Internacional dos Sertões possui uma verdadeira frota para transportar as 1.700 pessoas da caravana que trabalha diretamente na montagem, logística, segurança e apoio técnico aos competidores. "Depois de 17 anos de história, hoje o Sertões é um evento já aguardado com enorme expectativa em diversas regiões do País, onde é considerado o grande evento anual”, conta Marcos Moraes, presidente da Dunas Race. "Além das pessoas presentes nos locais de largada, chegada e primes, nossa presença e a de nossos patrocinadores é percebida na contínua circulação das equipes de apoio, socorro, transporte e logística que durante dez dias se move longitudinalmente na direção da trilha do rally, mas que se espalha em uma área que tem até 200 quilômetros de diâmetro em relação ao eixo central da disputa”, explica Moraes.

No Brasil e no mundo – Além de atingir um público tão extenso ao vivo, o Sertões também teve uma divulgação maciça nos meios de comunicação. Por exemplo, em 2009, com a contratação da gigante de marketing esportivo IMG para distribuição de suas imagens, o Rally dos Sertões contou com um reforço na divulgação internacional, o que ampliou a exposição dos patrocinadores em 40% em relação a 2008, segundo estimativa a ser confirmada nas próximas semanas com o relatório final da IMG. No Brasil, a Rede Globo de Televisão e o Grupo Bandeirantes de Rádio – os dois maiores conglomerados em seus respectivos tipos de mídia, que em 2009 foram parceiros do evento – também levaram notícias do Rally dos Sertões para todos os cantos do País.

Plataforma – Tudo isso contribuiu para que a corrida se firmasse como o único evento esportivo de grande porte a divulgar nacional e internacionalmente extensas áreas ricas em recursos turísticos, mas de economia ainda incipiente, nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Além da divulgação das belezas naturais e da cultura local, a corrida é provavelmente o evento que melhor se encaixa no conceito de multiplataforma de marketing, por abrigar vários tipos de atividade em um só encontro: "Possuir belezas naturais para serem divulgadas é somente uma das exigências básicas para a definição do roteiro da prova a cada ano”, diz Marcos Moraes, lembrando que três unidades da Federação disputam o direito de receber a chegada da prova em 2009 – Ceará, Rio Grande do Norte e Distrito Federal. "Apoiados na plataforma do Sertões, temos ainda ações ambientais, disseminação de recursos por meio do comércio e ações sociais. Somente estas últimas contaram em 2009 com R$ 1,1 milhão de recursos distribuídos a comunidades carentes. Além disso, somente o Estado de Goiás anunciou a entrada de R$ 25 milhões a R$ 30 milhões em recursos gerados pela prova – ao todo, visitamos sete Estados este ano. E esse valor se espalha por toda a população do entorno”, completa o presidente da Dunas.


Sem crise - Em 2009, apesar da crise mundial, a maior aventura brasileira contou com 117 veículos inscritos, representando onze países diferentes.
Eduardo Antonialli e André Stepan

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