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CBA usará GP do Brasil para melhorar circuitos nacionais
 
Nestor Valduga, presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional (CTDN) e Francisco Rosa, gerente do Autódromo de Interlagos, anunciaram hoje (quarta, 8), a realização de um plano de visitas técnicas ao circuito paulistano durante o período de preparação do local para o Grande Prêmio Brasil de F1, marcado para o dia 18 de outubro. Esse trabalho será coordenado pelo engenheiro Luis Ernesto Morales, integrante da Comissão Nacional de Autódromos, da Confederação Brasileira de Automobilismo, e dirigido aos administradores e responsáveis pelos autódromos do País. Segundo Valduga, a iniciativa terá impacto relevante no automobilismo nacional:

“Entre os vários benefícios que esse programa traz ao esporte posso destacar o contato dos técnicos brasileiros com os métodos de trabalho e implementação de segurança ditados pela FIA (Federação Internacional do Automóvel) e a troca de idéias entre pessoas que “tocam” o automobilismo nacional no dia a dia.”

Para Luis Ernesto Morales, que acumula também o cargo de engenheiro chefe da organização do Grande Prêmio do Brasil de F1, responsável perante a FIA pela supervisão das obras no Autódromo de Interlagos, a possibilidade de reunir todos os técnicos envolvidos na segurança passiva dos circuitos brasileiros é uma oportunidade única. Morales acredita que dessa aproximação surgirão importantes soluções para melhoria do nível de segurança das nossas pistas:

“Em qualquer atividade humana a relação custo-benefício é básica para beneficiar o maior número de pessoas. Tenho certeza que ao reunir brasileiros de todo o País encontraremos soluções locais que vão corrigir problemas pontuais que atendem às determinações da FIA para aumentar a segurança nos autódromos nacionais. Com isso todos os automobilistas brasileiros serão beneficiados com esta iniciativa pioneira.”

Atualmente o Brasil conta com 14 circuitos asfaltados permanentes, nos Estados do Ceará (Fortaleza), Goiás (Goiânia), Minas Gerais (Santa Luzia), Mato Grosso do Sul (Campo Grande), Pernambuco (Caruaru), Paraná (Cascavel, Curitiba e Londrina), Rio de Janeiro (Jacarepaguá), Rio Grande do Sul (Guaporé, Santa Cruz do Sul e Tarumã), e São Paulo. As pistas de Campo Grande, Caruaru, Goiânia e Guaporé estão em processo de reforma em andamento ou prestes a se iniciar enquanto a construção da pista principal do Velo Park está em fase final. Um novo autódromo na região metropolitana de João Pessoa deverá ser anunciado até o final do ano.
Wagner Gonzalez

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