Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Indy Lights - Romancini assume vice-liderança do campeonato
 
A primeira "temporada dos ovais”, como foram chamadas as quatro corridas consecutivas realizadas pela Fórmula Indy Lights nesse tipo de pista nos últimos dois meses, terminou de forma extremamente positiva para o piloto brasileiro Mario Romancini. Com uma vitória, dois terceiros e um quarto lugares conquistados nas etapas de Milwaukee, Kansas, Indianápolis, e Iowa, respectivamente, o paulista da equipe RLR Andersen pulou da 12ª para a segunda posição no campeonato. Surpreendentemente, estas foram as quatro primeiras participações de Romancini em circuitos desse tipo, que são uma característica do automobilismo norte-americano.

Na noite do último sábado (20), no oval curto de Iowa – pista com apenas duas curvas e sete oitavos de milha, ou 1.400 metros –, Romancini fez ótima corrida de recuperação e chegou a recuperar onze posições em um traçado que dificulta manobras de ultrapassagem.

Com problemas no carro na tomada de tempos, o brasileiro obteve apenas a 13ª posição no grid, e chegou a brigar diretamente pela liderança até sofrer uma quebra no sistema que faz a transferência de peso da parte traseira para a parte dianteira do carro, a 40 voltas do final. A bandeira quadriculada foi dada após 115 voltas.

Apesar do problema – que deixou seu Dallara com tendência de escapar de frente, em virtude da maior concentração de peso na parte traseira –, Romancini conseguiu sustentar o quarto lugar e conquistou pontos importantes para o campeonato.

"Tivemos uma falha mecânica que prejudica muito o comportamento do carro, e pensando em como a corrida se desenhou, considero que o resultado final foi ótimo”, disse Romancini. "Essa é uma pista que dificulta as ultrapassagens, por ser muito curta e não ter muitos trechos em que é possível pegar o vácuo gerado pelo carro que vai à frente. Mesmo assim consegui evoluir do 13º para o 2º lugar, e acredito que poderia ter vencido essa etapa. Mesmo perdendo alguns pontos, estou contente porque consegui subir mais uma posição no campeonato. Tudo isso em um tipo de pista que era novidade para mim até o início deste ano”, comentou o brasileiro.

A corrida de Iowa foi disputada na noite de sábado, e começou com uma hora de atraso em virtude da chuva que caiu durante a realização do treino classificatório da Fórmula Indy. Com luz artificial, o peculiar circuito de Iowa tornou-se ainda mais desafiador para os pilotos, e exigiu capacidade de adaptação por parte dos estreantes.

"Correr a noite é uma experiência legal, porque cria um espetáculo bonito”, comentou Romancini. "Mas em uma pista como a de Iowa isso cria um desafio bastante grande, porque estamos o tempo todo contornando uma curva, e sempre a velocidades muito altas. Entre a saída de uma curva e a entrada da outra, passe-se apenas três segundos”, comentou o brasileiro.

A etapa de Iowa foi positiva para o país, também, pela vitória de Bia Figueiredo. Bia liderou o 1-2-3 da equipe Sam Schimidt, uma das forças da categoria ao lado da Andretti-Green, e subiu ao alto do pódio pela segunda vez na carreira.

Os carros do time norte-americano ocuparam quatro das cinco primeiras posições, e só foram incomodados durante toda a corrida pelo Dallara da RLR Andersen de Romancini. J.R Hildebrand, da Andretti-Green, ocupou o pelotão até a metade da prova, mas recebeu um drive-trought por manobra antidesportiva e fechou a etapa em sexto. Seu companheiro de equipe, Sebastian Saavedra, também andou no ritmo do primeiro pelotão, mas com 30 voltas de atraso. Ele largaria em terceiro, mas teve um problema mecânico ainda nas voltas de apresentação.

A sétima etapa da Fórmula Indy Lights será realizada no dia 4 de julho, no circuito misto de Watkins Glen – uma das pistas mais tradicionais dos EUA. Essa corrida inicia uma seqüência de três corridas em circuitos não-ovais, que só será interrompida no dia 1º de agosto, com a etapa de Kentucky. Depois de uma prova em Mid-Ohio, a Indy Lights volta a ter três corridas em circuitos ovais, que marcam o encerramento da temporada. A última delas está marcada para o dia 09 de outubro, em Miami.

1) Bia Figueiredo, 115 voltas em 39min46s
2) Wade Cunningham, a 6.7954
3) James Hinchcliffe, a 6.8989
4) Mario Romancini, a 8.6620
5) Gustavo Yacaman, a 32.8424
6) JR Hildebrand, a 37.9974
7) Charlie Kimball, a 41.2336
8) Martin Plowman, a 1 volta
9) Daniel Herrington, a 1 volta
10) James Davison, a 1 volta
11) Andrew Prendeville, a 3 voltas
12) Pablo Donoso, a 6 voltas
13) Pippa Mann, a 10 voltas
14) Mike Potekhen, a 12 voltas
15) Sebastian Saavedra, a 30 voltas
16) Brandon Wagner, a 56 voltas (acidente)
17) Sergey Mokshantsev, a 110 voltas (quebra)
18) Rodrigo Barbosa, a 115 voltas (não largou)

Passadas sete etapas, os cinco primeiros do campeonato são:

1) J.R. Hildebrand , 227
2) Mario Romancini , 211
3) Wade Cunningham , 205
4) Sebastian Saavedra , 203
5) James Hinchcliffe , 191
Rafael Durante

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados