Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Rally dos Sertões: Como é a relação entre piloto e navegador na competição?
 
No Rally dos Sertões, piloto e navegador ficarão juntos 24 horas por dia, por aproximadamente 15 dias seguidos. E para suportar a pressão desta disputa é preciso ter uma relação pautada na confiança e, acima de tudo, um bom entrosamento.

Durante os dias 23 de junho e 3 de julho, acontece o 17º Rally dos Sertões, o evento mais esperado do ano pelos apaixonados por off-road e velocidade. A competição terá 5.045 quilômetros e percorrerá sete estados. Com largada em Goiânia (GO), passará por Tocantins, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, com chegada em Natal. Uma aventura que exige resistência física e psicológica dos competidores.

Enquanto os participantes das categorias Motos e Quadriciclos aceleram "solitários” nas especiais – trechos cronometrados –, as equipes de Carros partem em duplas e, de Caminhões, em trios. São, no mínimo, 11 dias de convivência, 24 horas por dia. Pilotos, navegadores e copilotos firmam uma parceria que tem que funcionar em plena harmonia, onde os fatores principais são entrosamento, confiança e uma boa comunicação.

O experiente Rogério Almeida explica que o navegador é a pessoa responsável por ler e interpretar a planilha (o mapa do rally) e indicar ao piloto o caminho programado, mostrando as direções a serem seguidas e alertando os obstáculos de piso ao longo do percurso. ”Como no cross country o roteiro é desconhecido, costuma-se dizer que o navegador é os olhos do piloto”, explicou Almeida, que é vencedor do Rally dos Sertões de 2005, e neste ano marcará a sua 10ª participação no evento.

O navegador também ajuda na leitura de vários equipamentos no interior da picape, que descrevem o funcionamento do carro durante a prova. Isso possibilita ao piloto se concentrar totalmente na pilotagem e assim buscar o melhor desempenho. ”Essa relação deve ser pautada na confiança mútua e que os dois integrantes tenham objetivos iguais dentro do certame, para assim, lutarem com a mesma garra e colherem os frutos desejados. A minha parceria como o Roberto é muito legal. Temos um espírito aguerrido bastante parecido, sem abrir mão da calma e tranquilidade, que julgo como fundamental durante as disputas, que por natureza já é um ambiente tenso”, salientou Almeida.

Em um Rally dos Sertões é preciso existir mais do que o comprometimento com a corrida. Para que não ocorram problemas é fundamental haver amizade e preocupação entre os tripulantes do veículo. "E isso, eu e o Rogério temos de sobra. Possuímos o mesmo espírito competitivo, que não desanima nem diante dos piores obstáculos, das situações mais desesperadoras de um rali. Um sempre está incentivando o outro. Todo o time precisa estar bem estruturado, sabe lidar com pressão e cansaço físico. Quem possui esse controle já é um vitorioso!”, encerrou o piloto Roberto Reijers.
Isis Moretti

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados