Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Dupla brasileira comporá "dream team” do Sertões
 
Brasileiros correram com um VW Touareg (Foto: Divulgação)
Maurício Neves e Eduardo Bampi conduzirão um dos três Touareg da equipe oficial da Volkswagen. Serão parceiros do ídolo Carlos Sainz
Vencedora do Rally Ingternacional dos Sertões de 2008, a equipe Volkswagen confirmou nesta terça-feira (16) uma dupla brasileira em um dos três Touareg inscritos para a competição deste ano. O piloto Maurício Neves e o navegador Eduardo Bampi terão o privilégio de dividir o esquema do time alemão com as duplas formadas pelos espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz Senra e Nasser Al-Attiyah, do Catar, e o alemão Timo Gottschalk. Bicampeão mundial de rally, Sainz é uma lenda do esporte que se apresenta pela primeira vez no Brasil, e é ídolo de todos que disputarão a corrida a partir de 23 de junho. A contratação da dupla indica a importância da corrida brasileira para a marca alemã, que tem no País seu terceiro maior mercado mundial.

O time alemão, que também venceu o Rally Dakar disputado neste ano na América do Sul (foi a primeira vitória de um carro com motor a diesel na competição), conta pela primeira vez com uma dupla brasileira. "Nem nos meus melhores sonhos eu poderia prever uma oportunidade como esta. É uma consagração. Ainda não caiu a ficha”, afirmou um maravilhado Maurício Neves. "Naturalmente, estou bastante ansioso, porque o Sertões é a prova que mais gosto de disputar, e com a estrutura de ponta da Volkswagen, além dos pilotos que possui, a expectativa e a emoção aumentam ainda mais”, contou o navegador Eduardo Bampi.

Fórmula 1 – Maurício Neves compara sua contratação ao sonho de um piloto que começa no kart e chega à Fórmula 1. "Minha esposa é bailarina clássica e ficou sem entender a minha empolgação. Então eu expliquei a ela que é como se ela tivesse sido convidada pelo balé russo Bolshoi. Para mim, é como chegar à Fórmula 1 na melhor equipe, com os melhores carros e melhores pilotos”, disse, sem esconder a empolgação.

Neves conta que sua experiência anterior como mecânico e preparador deve ajudar durante os 5.036 km do rally, que tem a largada em Goiânia e se encerra no dia 3 de julho em Natal (RN). "Este conhecimento técnico em trechos de maratona, em que a equipe não pode mexer no carro, é essencial para o bom desempenho da dupla e do carro”, aposta.

Atualmente, Neves se situa entre os melhores pilotos brasileiros de provas do tipo cross country, caso do Sertões. O paranaense começou a competir há exatos dez anos. Desde então, o curitibano de 40 anos acumulou cinco títulos brasileiros de Cross Country, um campeonato brasileiro de rally de velocidade, um título da Mitsubishi Cup, duas vitórias no Rally dos Sertões na categoria protótipos - sendo uma delas no resultado geral, em 2007 – e uma vitória no Rally Por Los Pampas de 2006, na Argentina, em prova válida pelo Mundial Cross Country, tendo sido o primeiro brasileiro a conquistar tal façanha.

Também curitibano, Bampi tem 32 anos e iniciou-se no rally em 2003. No entanto, disputou duas edições do Rally Dakar (2006 e 2007, ao lado de Klever Kolberg), duas do Rally dos Sertões (tendo como melhor resultado um segundo lugar no geral em 2007) e foi o terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de Cross Country em 2005.

Primeiro teste – A dupla brasileira fará o teste inicial com o Touareg ainda esta semana. Dotado da melhor tecnologia para o cross country, o carro utiliza motor TDI (Turbo Diesel Intercooler) de 280 cavalos de potência. Porém, o verdadeiro aprendizado com o bólido deve acontecer no decorrer dos dez dias do Sertões, entre Goiânia e Natal. "Nas primeiras especiais acredito que ainda estarei me acostumando com o carro e tentando entendê-lo. À medida que isso for acontecendo, vou me soltando mais, forçando melhor o ritmo e sabendo o quanto e como ele rende em determinados tipos de piso. Curiosamente, eu acredito que o Touareg é muito melhor do que qualquer coisa que eu possa esperar ou imaginar”, frisou Neves.

O objetivo do piloto vai além de um bom resultado no Sertões. "Com o equipamento e a equipe que temos, penso no pódio. Eu e o Eduardo temos alguma vantagem por já conhecermos a competição. Mas eu vou fazer a minha corrida pensando em me firmar na equipe, participando e ajudando no desenvolvimento do time na corrida. Quero continuar com eles após o Sertões, e quem sabe disputar o Dakar”, afirmou.

Experiência ´caseira´ - O diretor de competições da fábrica de Wolfsburg comentou que a experiência da dupla brasileira no Rally dos Sertões pode ajudar a Volkwagen inclusive em sua preparação para o Dakar 2010. "O Sertões é a maneira perfeita de nos prepararmos para o Dakar em muitos aspectos”, afirmou Kris Nissen. "O terreno é muito similar a algumas especiais do Dakar, que até não oferece alguns desafios que são apresentados neste rally (brasileiro). Por isso, é um bom lugar para toda a equipe se preparar para outra disputa dura que teremos em janeiro de 2010”, disse Nissen.

"E isto se aplica às nossas duplas, que terão de competir entre si, incluindo Maurício Neves e Eduardo Bampi, que possuem boa experiência no Sertões”, comentou o diretor de competições da Volkswagen, que venceu a competição no ano passado com o Touareg – apelidado de "Sapo Azul” (blue frog, em inglês) da dupla Giniel de Villiers / Dirk von Zitzewitz.
Rodolpho Siqueira / Cleber Bernuci

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados