Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
F-3 Alemã: Rafael Suzuki larga na pole position neste sábado, em Hockenheim
 
Piloto brasileiro conquistou sua melhor posição de largada deste ano, e creditou a melhora de performance ao bom trabalho realizado pela equipe nos testes particulares da última semana
O brasileiro Rafael Suzuki (SVLabs) vai largar na pole position na quinta etapa da Fórmula 3 Alemã, que será realizada neste sábado no circuito de Hockenheim – um dos mais velozes do mundo. Suzuki estabeleceu o melhor tempo na sessão classificatória desta sexta-feira (05) andando a uma média de quase 175 km/h, e garantiu sua melhor posição de largada no ano com uma vantagem de meio décimo de segundo para o belga Laurens Vanthoor.

Pole position na prova de Hockenheim do ano passado, Suzuki admite gostar do veloz circuito alemão, mas considera "apenas uma coincidência” o fato de registrar nessa pista suas duas poles na categoria.

"Foi em Hockenheim que conquistei minha primeira pole no campeonato alemão, e agora conseguimos repetir o resultado. Gosto da pista, mas o fator determinante para que isso acontecesse foi mesmo a determinação da equipe em buscar uma melhora no carro após a etapa de Nürburgring. Lá fui oitavo no grid, e ninguém consegue uma evolução de sete posições sem muita dedicação. Conseguimos entender as razões de nossas dificuldades na corrida passada, e começamos a rodada desta semana, felizmente, bem mais competitivos”, revelou Suzuki.

O brasileiro conseguiu reverter na sessão decisiva a desvantagem que o separava dos pilotos da equipe Van Amersfoort nas sessões livres. Laurens Vanthoor e o holandês Stef Dusseldorp começaram a rodada deste final de semana na frente, imprimindo uma vantagem de 0s2 a 0s3 em relação ao brasileiro. Sob esse aspecto, largar na pole position foi fundamental para a recuperação de Rafael Suzuki, mas não garante a ele um bom resultado na prova deste sábado.

"Este é um circuito que tem longas retas, freadas fortes, e que favorece as ultrapassagens”, analisou o piloto. "Por isso largar na pole position não garante nada. Mesmo assim, estou satisfeito porque o resultado desse treino mostra que temos condição de ganhar corridas, e que estamos no caminho certo. Fechar o treino classificatório em primeiro foi resultado do meu trabalho e do trabalho da equipe. Arriscamos nos testes da semana passada ao mudar o carro, e desde as corridas de Nürburgring temos pensado 24 horas por dia em maneiras de melhorar nossa performance”, comentou.

A alta temperatura da pista, na casa dos 45ºC, foi uma das características do treino da tarde desta sexta-feira em Hockenheim. Apesar da temperatura ambiente estar na faixa dos 25ºC, a ausência de nuvens contribuiu para que o asfalto esquentasse – causando maior desgaste nos pneus –, e tornou mais improvável a previsão de chuva para a manhã deste sábado. Caso a meteorologia esteja correta, o segundo treino classificatório do fim de semana seria realizado com a pista molhada.

"A previsão é de que o tempo piore neste sábado, mas quando olho para o céu e não vejo nenhuma nuvem, fica difícil de acreditar. Em Nürburgring também corremos o risco de correr no molhado, mas acabou não chovendo. De qualquer maneira, a condição será igual para todos”, encerrou Rafael Suzuki.

Caso a pista se mantenha seca, a previsão do brasileiro é de que os tempos de volta possam cair cerca 0s8 na manhã deste sábado, o que trará as melhores marcas para a casa de 1min33s. Confira o resultado completo do primeiro treino classificatório deste final de semana em Hockenheim:

1) Rafael Suzuki (BRA, Performance Racing - Dallara Volkswagen), 1min34s341
2) Laurens Vanthoor (BEL, Van Amersfoort Racing - Dallara Volkswagen), 1min34s393
3) Stef Dusseldorp (HOL, Van Amersfoort Racing - Dallara Volkswagen), 1min34s628
4) Nico Monien (ALE, Zettl Sportsline - Dallara Mercedes), 1min35s087
5) Bernd Herndlhofer (AUS, HS Technik Motorsport - Dallara Mercedes), 1min35s135
6) Andderly Fong (CHI, Performance Racing - Dallara Volkswagen), 1min35s267
7) Max Nilsson (SUE, Swiss Racing Team - DallaraMercedes), 1min35s315
8) Rahel Frey (SUI, Jo Zeller Racing - Dallara Mercedes), 1min35s427
9) Willi Steindl (AUS, HS Technik Motorsport - Dallara Mercedes), 1min35s461
10) Gary Hauser (LUX, Racing Experience - Dallara Mercedes), 1min35s565
11) Markus Pommer (ALE, Zettl Sportsline - Dallara Mercedes), 1min35s587
12) Nicolas Marroc (FRA, Racing Experience - Dallara Mercedes), 1min35s702
13) Marco Oberhauser (AUS, Neuhauser Racing - Dallara Mercedes), 1min36s152
14) Vladimir Semerov (RUS, ZyXEL RRT - Dallara Mercedes), 1min36s497
15) Shirley Van der Lof (HOL, Zettl Sportsline - Dallara Mercedes), 1min36s933
16) Francesco Lopez (GER, Francesco Lopez - Dallara F304 Opel), 1min37s102
17) Sergey Chukanov (UCR, ArtLine Racing - Arttech F24 Opel), 1min37s343
18) Mika Vähämäki (FIN, ADRF - Dallara F304 Opel), 1min37s765
19) Dominik Schraml (ALE, Rennsport Rössler - Dallara Opel), 1min38s253
20) Urs Rüttimann (SUI, Jo Zeller Racing - Dallara F304 Opel), 1min38s275
21) Stefan Neuburger (AUS, Frans Wöss Racing - Dallara F304 Opel), 1min39s531
22) Luca Iannaccone (ITA, Rhino’s Leipert Motorsport - Dallara F304 Opel), 1min42s293
Rafael Durante

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados