Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Gabriel Dias tem como meta diminuir a diferença para o líder na 3º rodada
 
Piloto espera terminar a prova à frente de seu principal adversário para brigar pelo título

O Campeonato Inglês de Fórmula 3 chega à terceira rodada dupla de 2009. Neste final de semana (30 e 31), Gabriel Dias - que corre pela divisão de base da categoria, a National Class – disputa a 5ª e a 6ª etapa no circuito de Rockingham, na Inglaterra. O piloto da equipe T-Sport se diz confiante para as corridas e espera marcar pontos para diminuir a diferença para o atual líder, o inglês Daniel McKenzie.

O brasileiro vem de duas vitórias na categoria, conquistadas em Silverstone, na Inglaterra, no início de maio. "Quero completar as duas provas. Esse é o meu objetivo. É importante não sair da corrida porque, na única etapa que eu não completei (em Oulton Park, pela primeira rodada), o (Daniel) Mckenzie abriu uma vantagem muito grande. Mas agora pretendo ‘encostar’ nele”, explica o vice-líder do certame, com 56 pontos – 17 a menos que McKenzie.

Gabriel já está familiarizado com o traçado de Rokingham, já que participou dos testes coletivos no último dia 18. Entretanto, o bólido utilizado não foi o da Fórmula 3 por haver uma restrição no número de treinos. O piloto andou com um carro da Fórmula ADAC que usa chassis de F3 de 2002, com menor pressão aerodinâmica, e motores equivalentes à da Fórmula BMW. "É uma pista muito grande e nós só vamos ter duas sessões de meia hora cada no próximo final de semana”, esclarece. "Então foi um teste muito importante para conhecer a pista. Foi uma pena porque choveu muito durante a programação e eu consegui fazer apenas uma sessão (das cinco realizadas) no seco”, continua Dias.

"Mas é uma pista bem veloz, com grandes retas e com freadas fortes logo em seguida, o que vai permitir muita ultrapassagem. Acho que no primeiro e no segundo setor da pista os carros vão andar muito juntos, mas o último trecho é mais complexo e difícil. E é nessa parte que eu tentarei fazer a diferença”, analisou o competidor de 18 anos.

O curitibano ainda espera andar próximo aos competidores da divisão principal mas, com a progressão da carga aerodinâmica da Championship Class de 2008 para 2009, a diferença entre as divisões ficou em torno de 30% de desvantagem para a National. "É sempre bom estar na frente de um piloto da divisão principal. Mas com a mudança de aerodinâmica dos carros ficou mais difícil. Então largando em 13º ou 14º no geral já é uma posição muito boa”, garante.

Gabriel sabe que não será fácil, mas ressalta que a pista inglesa pode favorecê-lo. "É uma pista na qual acredito que não haverá tanta diferença da divisão A (Championship) para a B (National). É diferente de Silverstone, por exemplo, onde tem muita curva de alta e os carros da A se destacam. Em Rockingham, como há muitas retas, os carros ficam mais próximos. Mais ou menos como seria em Monza, que é um traçado com muitas retas”, comparou.

A programação na pista inglesa começa nesta sexta-feira (29) com os treinos livres, e ambas as corridas acontecem no domingo (31).

Confira a programação da rodada de Rockingham, pelo horário de Brasília (DF):

Sexta-feira (29 de maio)
05h55 às 06h40 – Treino Livre 1
08h15 às 09h00 – Treino Livre 2

Sábado (30 de maio)
07h20 às 07h50 – Classificatório 1
10h30 às 11h00 – Classificatório 2

Domingo(31 de maio)
07h40 – Corrida 1 (30 minutos)
15h30 – Corrida 2 (30 minutos)

A classificação do campeonato ficou assim após quatro corridas:

1º) Daniel McKenzie (Inglaterra) – 73 pontos
2º) Gabriel Dias (Brasil) – 56
3º) Max Snegirev (Rússia) - 37
4º) Victor Correa (Brasil) – 36
Rodolpho Siqueira

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados