Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Antigos vilões, pneus deixam de ser preocupação em Brasília, diz Maluhy
 
Os 2.919 metros do traçado externo do circuito de Brasília sempre representaram um enorme desafio para pilotos, engenheiros e, principalmente, para os pneus. O asfalto, que é o mesmo desde a inauguração da pista, em 1974, é extremamente rigoroso com a borracha que calça os carros da principal categoria do automobilismo brasileiro, que disputa sua terceira etapa no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, no próximo domingo (3), com largada às 11 horas.

"Por isso, até o ano passado, quando não havia pit stop para troca de pneus, a regra entre os pilotos era encontrar um ritmo rápido, mas ao mesmo tempo contendo a agressividade”, conta o piloto Felipe Maluhy, da equipe Tracker Racing. "Entre os engenheiros o objetivo era garantir um acerto que não castigasse tanto os pneus. E quem soubesse economizar os ‘calçados’ invariavelmente conquistava um resultado melhor na pista”, continua Maluhy.

Mas esta realidade mudou em 2009. O novo regulamento da Copa Nextel Stock Car, junto do novo carro, o JL-G09, praticamente eliminam este ano o problema do desgaste prematuro dos pneus, que tem piorado nas temporadas recentes em função da deterioração do piso. O pit stop obrigatório para a troca de pelo menos dois pneus – que permite a substituição até das quatro rodas – durante a corrida trouxe certo alívio no paddock da categoria.

Traçado dinâmico – Por isso, a corrida no anel externo deverá ter um ritmo mais extremo, já que os pilotos não terão preocupação com o desgaste dos pneus: "É um traçado que eu gosto muito, porque é dinâmico: as provas são muito disputadas o tempo todo, os carros conseguem contornar todas as curvas lado a lado e a pista toda tem pontos de ultrapassagem. Com certeza isso tudo vai ficar ainda mais dramático por que o ritmo será ainda mais agressivo durante toda a corrida”, afirmou o piloto da equipe Tracker Racing.

E o novo carro vai ajudar no aumento da velocidade do traçado externo brasiliense: "O JL-G09 é muito bom em aproximação de curva, permitindo que o piloto faça a freada mais tarde e carregue mais velocidade para dentro das curvas, que em Brasília são de média para alta velocidade. Ou seja, esta é a melhor receita de alta velocidade que teremos em 2009”.

Maluhy espera conquistar em Brasília seus primeiros pontos na temporada: "Em Interlagos e Curitiba tive dois finais de semana praticamente perdidos. Até agora eu não andei com o carro tentando buscar um acerto, e sim para resolver problemas. Mas chegaremos a Brasília sabendo mais sobre o JL-G09, pois tivemos mais tempo para estudar melhor o carro, que pôde ser desmontado e revisado”, observou o piloto. "Por isso, minha expectativa não podia ser melhor. Acredito que os problemas foram solucionados. Os primeiros treinos livres irão nos dizer com mais precisão como será o desgaste dos pneus”, encerrou o piloto da Tracker Racing.

Os primeiros treinos livres serão abertos às 13 e às 16 horas desta sexta-feira (1º). No sábado (2), a programação abre às 8h15 com o terceiro treino livre, e a classificação acontece a partir das 11h45. A largada, marcada para as 11 horas de domingo, será transmitida ao vivo em streaming pelo site globoesporte.com.

Confira a programação deste final de semana em Brasília:

Sexta-feira (dia 1º)
13h00 às 13h30 – 1º Treino Livre (1º Grupo)
13h50 às 14h20 – 1º Treino Livre (2º Grupo)
16h00 às 16h30 - 2º Treino Livre (1º Grupo)
16h50 às 17h20 - 2º Treino Livre (2º Grupo)

Sábado (dia 2)
08h15 às 8h45 – 3º Treino Livre (1º Grupo)
08h50 às 09h20 - 3º Treino Livre (2º Grupo)
11h45 às 13h00 – Treino Classificatório

Domingo (dia 3)
11h00 – Largada (50 min.)
Mila Delfino

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados