Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Amazonense Antonio Pizzonia vai correr no “quintal de casa”
 
Pizzonia é o terceiro no campeonato (Foto: José Mário Dias)
Brasília é a pista mais próxima da residência do piloto, e sua equipe fica dentro do autódromo

A rotina do amazonense Antonio Pizzonia (Amir Nasr Racing), desde que começou a correr no kart, ainda menino, sempre foi a de percorrer longas distâncias para competir. No próximo domingo (03/05) ele vai disputar em Brasília (DF), a terceira etapa da Copa Nextel Stock Car, o circuito do calendário mais próximo de Manaus. E mesmo quando vai a seu “quintal de casa”, as coisas não mudam. “O meu “quintal” tem mais de 3 mil km de extensão, passa pela floresta amazônica e pelo cerrado brasileiro. Mas eu estou acostumado com isso”, brinca o piloto, terceiro colocado no campeonato. A corrida acontece às 11h, com transmissão ao vivo pelo site www.globoesporte.com e os minutos finais no programa Esporte Espetacular da TV Globo.

Pizzonia lembra que por mais perto que possa parecer, a distância ainda é grande. “Enquanto em alguns casos os pilotos chegam à pista uns 10, 15 minutos depois de sair de casa, eu tenho que viajar bastante, mesmo quando é ‘do lado de casa’”, diverte-se o piloto. Mas ele lembra que já correu bem mais longe. “Agora que estou no automobilismo brasileiro, está tudo mais perto. Mas ainda assim é bastante cansativo”, afirma o piloto que acelera um Peugeot 307 na principal categoria do automobilismo brasileiro.

Este ano, Pizzonia está passando por outra situação inusitada para ele, pois depois de 19 anos de carreira, está correndo pela equipe mais próxima de sua residência. A Amir Nasr Racing fica sediada justamente em Brasília. “É o time mais próximo de casa desde que eu comecei no esporte, em 1991, ainda no kart. E por mais que a diferença não pareça grande, para mim é importante”, conta. Ele afirma que em termos logísticos, ficou bem mais fácil. “Basta um vôo direto e em duas horas eu já chego à sede da equipe. É uma vantagem muito grande”, garante.

Mesmo sempre longe de casa nas competições, Pizzonia não se esquece de sua terra natal. Este ano ele já carregou em seu carro mensagens de prevenção a doenças e de promoção turística de Manaus. “Eu tenho um apoio da prefeitura, mas independente disso eu sempre procurei divulgar Manaus e a Amazônia da melhor maneira possível. Principalmente sobre a preservação do meio ambiente, o que mais me preocupa”, ressalta.

Quintal de verdade

Se para Pizzonia o seu quintal está a mais de 3 mil km de distância, para a equipe Amir Nasr Racing a pista de Brasília é literalmente o seu quintal, já ela está instalada dentro do complexo do Autódromo Internacional Nelson Piquet. “É sem dúvida muito bom correr em Brasília. Sempre foi especial, nós ganhamos força quando estamos aqui”, afirma o chefe de equipe Amir Nasr. O dirigente acredita que a paixão dos brasilienses pelo automobilismo é destacável. “A torcida para nós é sempre grande. Além de termos uma tradição no automobilismo, Brasília não tem uma equipe de futebol forte, o que ajuda”, explica.

Essa afirmação é sustentada pelo fato de as arquibancadas do autódromo Nelson Piquet estarem sempre lotadas. “Desde que entramos na Stock Car, o autódromo sempre lota, batemos todos os recordes de público em Brasília”, lembra Amir. “Com tudo isso, mais o fato de a equipe completar 30 anos em 2010 e as várias vitórias que já tivemos aqui, nossa identificação com o autódromo é muito grande”, finaliza.

Confira a tabela de pontuação da Copa Nextel Stock Car depois de duas etapas:

1º) 77 - Valdeno Brito (P3, PB), 33
2º) 55 - Paulo Salustiano (CA, SP), 32
3º) 1 - Antonio Pizzonia (P3, AM), 30
4º) 90 - Ricardo Mauricio (CA, SP), 29
5º) 0 - Cacá Bueno (P3, RJ), 25
6º) 29 - Daniel Serra (P3, SP), 20
7º) 21 - Thiago Camilo (CA, SP), 18
8º) 99 - Xandinho Negrão (CA, SP), 14
9º) 11 - Nonô Figueiredo (CA, SP) e Max Wilson (CA, SP), 12
11º) 63 - Lico Kaesemodel (CA, PR) e Ricardo Zonta (P3, PR), 10
13º) 51 - Atila Abreu (CA, SP) e Giuliano Losacco (P3, SP), 9
15º) 18 - Allam Khodair (P3, SP), 8
16º) 80 - Marcos Gomes (CA, SP), 7
17º) 15 - Antonio Jorge Neto (P3, SP), 6
18º) 35 - David Muffato (P3, PR), 4
19º) 7 - Thiago Marques (P3, PR), 3
20º) 44 - Norberto Gresse (CA, SP), 2
21º) 5 - Enrique Bernoldi (P3, PR), Luciano Burti (CA, SP) e Ricardo Sperafico (P3, PR), 1

Visite www.blogdopizzonia.zip.net
João Alberto Otazu

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados