Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Copa Troller 2009 é pioneira no cuidado com o meio ambiente
 
A Copa Troller entra firme na campanha pela neutralização de carbono, fazendo sua parte no sentido de melhorar a qualidade de vida e do ar que respiramos. Uma das principais disputas de rali de regularidade do país aderiu à campanha do CarbonoNeutro® e todo o volume de emissão de gás carbônico gerado em suas dez etapas, cinco no Sudeste e cinco no Nordeste, entre abril e novembro, será neutralizado com o plantio de árvores da Mata Atlântica, na região de Guarapuava, no Paraná.

Criado em 2003 pela MaxAmbiental, o programa é apoiado por diversas empresas e eventos culturais e esportivos em todo o país e também no exterior. Fazem parte de suas ações a Recuperação Florestal, Conservação de Florestas, o Desmatamento Evitado e a Energia Limpa. Pode ser neutralizado desde um simples lápis até todas as atividades de uma empresa. De uma simples viagem de carro até todas as viagens aéreas e terrestres de uma corporação, ou até mesmo um rally de regularidade como a Copa Troller.

"Fizemos um levantamento na primeira etapa e, a partir daí, traçamos uma média de combustível consumido e o volume de emissão de gás carbônico no ano. Chegamos a 41,25 toneladas de carbono, o que pede o plantio de 207 árvores nativas. Coletaremos dados ao longo da temporada e, se no final constatarmos que houve uma emissão maior que a prevista, poderemos plantar mais árvores antes do início da edição 2010. Caso haja sobra, ela entrará como crédito para o próximo ano”, explica José Guilherme Azevedo, diretor do CarbonoNeutro®.

Zeguí, como é chamado, lembra que o projeto segue dois princípios básicos: a recomposição da mata nativa e sempre em área de proteção permanente. "Estas são premissas do trabalho, que também atua como educador ambiental. O plantio em Guarapuava ainda garante rendimento para as pessoas da região”, completa.

A Copa Troller é o primeiro evento de rally a aderir ao CarbonoNeutro®. Para Rodrigo Lourenço, gerente-geral da Ford Motor Company do Brasil Divisão Troller, trata-se de uma das novidades da temporada. "É uma iniciativa pioneira dentro de uma competição automobilística e um compromisso de respeito e cuidado com o meio ambiente que a Troller acredita ser muito importante”, ressalta.

A Copa Troller 2009 é uma realização da Ford Motor Company Brasil - Divisão Troller, com organização da Speed Sports e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Marcelo Eduardo Braga

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados