Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Pedro Queirolo vence a segunda consecutiva e amplia liderança
 
Depois de largar em segundo, piloto tomou a ponta com manobra precisa já no S do Senna (Foto: Marco de Bari)
Pedro Queirolo venceu a segunda etapa do Itaipava Trofeo Maserati 2009 e consolidou a liderança que obteve na primeira corrida do ano, quando também foi o primeiro colocado. Após sair da segunda posição do grid neste domingo (26), em Interlagos, Queirolo largou com eficiência e logo ultrapassou o pole position Cláudio Dahruj, já no S do Senna. A manobra precisa deu ao líder do torneio a possibilidade de aproveitar o bom acerto de seu Maserati GrandSport e manter distância segura do pelotão que brigava logo atrás. A segunda posição na corrida foi conquistada por André Posses, enquanto o terceiro posto foi para a dupla que largou na pole, Cláudio Dahruj/ Renan Guerra. A quarta colocação ficou com Henrique Assunção, e Cleber Faria chegou em quinto. Com o resultado, Queirolo passou a somar 34 pontos na liderança do Itaipava Trofeo Maserati, contra 19 de Bruno Garfinkel e 18 de Cleber Faria.

A largada foi o momento chave da disputa realizada no Autódromo José Carlos Pace. O pole position Rafael Dahruj não conseguiu segurar a pressão e, na entrada do S do Senna, perdeu duas posições de uma só vez, para Pedro Queirolo e André Posses. "Foi uma largada muito arriscada. Mas no Itaipava Trofeo Maserati, se você não arriscar, não consegue passar ninguém. Após a ultrapassagem, me assustei com a chegada do André, mas felizmente eu estava com a tangência da curva a meu favor”, detalhou Queirolo.

Na segunda volta, Marçal de Melo e Ricardo Straus travaram bela disputa pela nona posição. Melo levou a melhor inicialmente, mas na mesma volta Straus recuperou o posto. Enquanto isso, Queirolo já abria três segundos de Posses e os dois se distanciavam de Dahruj, consolidando as posições que seriam ocupadas no pódio. A diferença do terceiro para o líder subiu para nove segundos na volta 7, quando começou o ataque de Bruno Grafinkel a Henrique Assunção, na disputa pela quarta colocação. Na décima volta Garfinkel conseguiu a ultrapassagem.

Veloz neste momento da prova, Garfinkel chegou em Dahruj, o terceiro colocado, que entrou para o pit stop na 11ª volta. Renan Guerra assumiu o carro. Por terem feito a troca em menos tempo que o mínimo obrigatório de dois minutos, Renan foi obrigado a pagar um drive through, o que complicou ainda mais a corrida do pole position.

O líder Pedro Queirolo realizou o pit stop obrigatório na 13ª volta. Posses entrou na volta seguinte, perdeu tempo na troca de pneus, ficando 25 segundos a mais do que os dois minutos regulamentares no box. Após a parada, Garfinkel foi para cima de Marcelo Sant´anna, nono colocado, e os dois acabaram se tocando. Como resultado, a direção de prova penalizou Garfinkel com um drive through. Mas quem se deu pior foi Sant´anna. A batida danificou seu GrandSport e o piloto se viu obrigado a entrar nos boxes para reparos ― aproveitando para trocar o pneu traseiro direito.

Nesse momento Queirolo recuperava sua posição, perdida após a troca de pilotos durante os pit stops. Com isso as posições da corrida voltaram ao normal, com Pedro em primeiro, Posses em segundo e Guerra em terceiro. Liderando com folga o líder da temporada passou a administrar a vantagem, que chegou a ser de nove segundos, mas que na última volta caiu para seis.

Após a prova, André Posses elogiou o vencedor: "Definitivamente ele (Queirolo) é o cara a ser batido em 2009, mas vamos para a cima dele em Curitiba”, lembrando que a próxima etapa será disputada na pista paranaense, no dia 31 de maio. Mais confortável na liderança, Pedro afirmou que a briga pelo título apenas está começando. "Não vai ser nada fácil. Na prova de hoje andei as primeiras seis ou sete voltas no limite máximo do carro. Quando comecei a abrir de quatro a cinco segundos dei uma segurada”, detalhou o piloto. "Acho que estou com a síndrome da pole. Venci as duas corridas neste ano, mas não fiz a pole em nenhuma”, brincou Pedro Queirolo.

Confira como terminou a segunda etapa do Trofeo Maserati 2009

1º) 13 - Pedro Queirolo (, SP), 27 voltas em 50:57.887 (média de km/h)
2º) 2 - André Posses ( , SP), a 5.333
3º) 37 - C.Dahruj/R.Guerra ( , SP), a 24.720
4º) 75 - Henrique Assunção ( , SP), a 54.962
5º) 30 - Cleber Faria ( , SP), a 56.801
6º) 33 - Bruno Garfinkel ( , SP), a 1:17.684
7º) 105 - Vanuê Faria ( , SP), a 1:31.492
8º) 26 - Ricardo Straus ( , SP), a 1:41.584
9º) 81 - C.Burza/Samuel N ( , SP), a 2:04.356
10º) 99 - Ricca ( , SP), a 1 volta
11º) 7 - S.Laganá/R.Laganá ( , SP), a 1 volta
12º) 17 - Marcello Sant´anna ( , SP), a 1 volta
13º) 82 - Marçal de Melo ( , SP), a 12 voltas
14º) 9 - Edu Guedes ( , SP), a 19 voltas

Melhor Volta: C.Dahruj/R.Guerra, 1:47.053 (144,90 km/h)

Campeonato 2009

1º) Pedro Queirolo, 34
2º) Bruno Garfinkel, 19
3º) Cleber Faria, 18
4º) C.Dahruj/R.Guerra e Henrique Assunção, 15
6º) Rafael Derani e André Posses, 14
8º) Marcelo Sant´Anna, 10
9º) Vanuê Faria e Carlos Burza, 8
11º) Walter Derani, 7
12º) V.Rossete/F.Greco e Samuel Neto, 6
14º) Ricardo Straus, 5
15º) Artur Bragantini, Marçal de Melo, Edu Guedes, S.Lagana/R.Lagana, 4
Rodopho Siqueira / Caio Moraes

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2018 KARTING. Todos os direitos reservados