Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Derani anda forte na classificação mas abandona depois de acidente
 
Jovem piloto brasileiro superou dificuldades técnicas na tomada de tempos e cravou a quinta melhor marca

Em sua estréia no automobilismo depois de encerrar o ciclo no kart, o brasileiro Pipo Derani (Taedda) surpreendeu ao classificar-se em quinto lugar para a abertura da temporada da Fórmula Renault Norte Européia no circuito de Zandvoort, na Holanda. A surpresa se deveu aos problemas no sistema elétrico do seu carro, que o obrigaram a ficar parado no box enquanto os rivais avançavam na briga pela pole position. No entanto, a corrida do piloto da equipe Motopark durou apenas três voltas, sendo encerrada prematuramente por um toque em uma briga por posição. Mas, no geral, Pipo mostrou bom ritmo em treinos e na corrida, impondo respeito aos adversários.

No treino de classificação, o brasileiro enfrentou um problema no sistema elétrico do carro, que foi rapidamente solucionado pelos mecânicos, mas que causou prejuízos: parado no box, o piloto viu os adversários avançarem na briga pela pole position. Depois dos reparos, Pipo marcou 1min38s257 com o primeiro jogo de pneus – quinta melhor marca entre os pilotos que estavam nas mesmas condições. No segundo set, Derani melhorou sua marca e cravou 1min37s717, garantindo o quinto lugar no grid. A pole foi garantida pelo inglês Adrian Quaife-Hobs.

Na corrida, o piloto da Taedda caiu para sétimo nos primeiros metros, mas recuperou uma colocação na saída da curva 1 e ficou logo atrás do holandês Nigel Melker, quinto colocado. Na segunda volta, os dois chegaram a se tocar na primeira curva na luta pela posição. Mas no giro seguinte, com Pipo no vácuo do adversário em plena reta, o brasileiro tentou a ultrapassagem, quando aconteceu o acidente. "Quando eu tirava o meu carro do vácuo do dele, o Melker freou bem antes do que o normal, e não deu para desviar”, lamentou o brasileiro, forçado a abandonar a prova. Depois de 16 voltas, a vitória foi do inglês Adrian Quaife-Hobs, seguido do português Antonio Felix da Costa e do dinamarquês Kevin Magnussen.

Na segunda corrida da rodada dupla, os oito primeiros colocados largam em posições invertidas. E Pipo, com o abandono, sai do 20º lugar. "Vai ser uma experiência interessante, porque pela primeira vez vou largar lá de trás e tentarei recuperar o máximo de posições possível. Vou tomar cuidado na largada, porque no meio do ‘bolo’ a chance de se envolver em alguma confusão é grande. O importante é que nesta minha estréia eu já me adaptei ao carro e também à pista. E já fui testado contra vários pilotos mais experientes, alguns com até duas temporadas já na Fórmula Renault. Foi apenas uma pena ter acontecido o acidente”, afirmou o piloto.

Confira o resultado da primeira corrida em Zandvoort:

1º Adrian Quaife-Hobs (Motopark) - 16 voltas em 26min43s978
2º Antonio Felix da Costa (Motopark) - a 7.949
3º Kevin Magnussen (Motopark) - a 9.399
4º Juan Jacobo (Motopark) - a 20.151
5º Nigel Melker (MP Motorsport) - a 24.632
6º Marco Sorensen (Motopark) - a 24.777
7º Daniel de Jong (MP Motorsport) - a 26.909
8º Toomas Heikkinen (Koiranen Bros.) - a 27.424
9º Arnold Neveling (SL Formula) - a 27.815
10º Bart Hylkema (Motopark) - a 28.563
-
20º Pipo Derani (Taedda/Motopark) – abandono (acidente) a 13 voltas

A largada da segunda corrida está marcada para as 12h35 (horário local) desta segunda-feira (13).

João Alberto Otazu

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados