Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Antonio Pizzonia estréia no traçado interno de Curitiba
 
Pizzonia vem de pódio em Interlagos (Foto: Vanderley Soares)
Amazonense só andou em testes no traçado completo da pista paranaense

Após conseguir seu primeiro pódio na Copa Nextel Stock Car, ao terminar na terceira colocação a prova de abertura da temporada em Interlagos, o amazonense Antonio Pizzonia (Amir Nasr Racing) vai sentir novamente o gostinho de primeira vez. Ele vai estrear no traçado completo do Autódromo Internacional de Curitiba, que recebe neste domingo (12/04) a segunda etapa do campeonato. “Eu não estou muito familiarizado com a pista, porque a única vez que andei neste traçado foi no meu primeiro teste na Stock Car, quatro anos atrás. Mas com certeza isso não vai ser um problema”, afirma o experiente piloto de 28 anos, que tem passagens pela Fórmula 1, Fórmula Indy e Superleague Formula. A prova será transmitida ao vivo pelo site do Globo Esporte, na Globo.com, e as voltas finais serão exibidas ao vivo na TV Globo.

Mesmo sem conhecer muito bem o traçado, Antonio Pizzonia está animado com o bom resultado da última prova. “Vamos manter o embalo do pódio, do resultado positivo que conseguimos em São Paulo”, afirma. O piloto de Manaus lembra que o objetivo inicial da temporada segue o mesmo. “Estamos sempre visando chegar aos playoffs. A meta é terminar bem e levar meu Peugeot 307 à zona de pontuação”, comenta. E as perspectivas futuras são boas. “Apesar do bom resultado, eu fui o que menos andou até agora. Podemos desenvolver muito mais o carro”, garante.

O novo bólido, que estreou na Stock Car na etapa passada, vai receber algumas modificações para a corrida em Curitiba. Uma das principais é a troca do escapamento. A peça antiga era do tipo oito em um, tinha apenas um cano de escape saindo pela lateral direita do carro. Já o novo equipamento será como o do ano passado, e terá saída pelas duas laterais, tipo quatro por um, e deverá liberar mais potência do motor. “Espero que ajude e seja um alívio em relação ao grande calor interno do carro. Particularmente eu não sofri no cockpit, pois o isolamento em meu carro era bom”, comenta Pizzonia. As equipes já receberam escapamento novo para um de seus carros. O outro será entregue somente em Curitiba.

A porca de alumínio do cubo rápido que prende as quatro rodas do carro foi um dos fatores que impossibilitaram a troca de pneus em Interlagos e também receberá atualização. A nova peça em aço e com guia reforçada provavelmente necessitará de menos torque para ficar totalmente presa. “O problema não é só a porca, mas sim o conjunto inteiro. Com isso, a dificuldade para a troca de pneus talvez não esteja 100% resolvida, já que a ferramenta pneumática que prende a porca é o maior problema. Torço para que dê certo”, explica Amir Nasr, chefe da equipe brasiliense que leva o seu nome.

Os capôs, que foram destaques na abertura da temporada por se soltarem facilmente da estrutura do chassi ganharam mais duas travas na grade dianteira para amenizar o problema. “Mas só voou o capô de quem se tocou. Nunca um capô vai ser à prova de batidas”, comenta Amir. Ele lembra que o mais preocupante, no entanto, é a vulnerabilidade do eixo cardã. “Isso ainda não está bem resolvido, existe um problema de vibração”, garante.

O chefe de equipe ressalta que o maior vilão para corrigir os problemas do carro com rapidez é a falta de tempo. “As corridas são muito próximas, e quando uma solução é encontrada, ela precisa ser aplicada em 32 carros”, conta. Para Pizzonia essas mudanças no bólido são normais. “É natural num projeto novo. A cada corrida são descobertas mais coisas e novas mudanças para solucionar todos os problemas”, atesta o esportista.

O titular da Amir Nasr Racing garante que está bem aclimatado com todos na sua nova equipe. “Foi muito boa essa nossa primeira experiência, nos adaptamos bem rápido, tudo funcionou direitinho”, lembra. O amazonense acredita que esse bom ambiente pode ser fundamental no decorrer da competição. “Talvez nós ainda estejamos atrás de outras equipes, mas o bom entrosamento inicial é muito importante e vai nos ajudar a evoluir o mais rápido possível”, finaliza.

Confira a programação para o fim de semana em Curitiba:

Sexta-feira, 10/04
13h00 – 13h30: Treino livre (1º grupo)
13h50 – 14h20: Treino livre (2º grupo)
16h00 – 16h30: Treino livre (1º grupo)
16h50 – 17h20: Treino livre (2º grupo)

Sábado, 11/04
09h15 – 09h45: Treino livre (1º grupo)
10h05 – 10h35: Treino livre (2º grupo)
13h30 – 15h00: Treino classificatório

Domingo, 12/04
11h00: Largada para a 2ª etapa

Esta é a classificação da Copa Nextel após a primeira etapa:

1º) Paulo Salustiano (CA, SP), 28 pontos
2º) Ricardo Mauricio (CA, SP), 20 pontos
3º) Antonio Pizzonia (P3, AM), 16 pontos
4º) Daniel Serra (P3, SP), 15 pontos
5º) Nonô Figueiredo (CA, SP), 12 pontos
6º) Lico Kaesemodel (CA, PR), 10 pontos
7º) Atila Abreu (CA, SP), 9 pontos
8º) Allam Khodair (P3, SP), 8 pontos
9º) Giuliano Losacco (P3, SP), 7 pontos
10º) Xandinho Negrão (CA, SP), 6 pontos
11º) Valdeno Brito (P3, PB), 5 pontos
12º) David Muffato (P3, PR), 4 pontos
13º) Cacá Bueno (P3, RJ), 3 pontos
14º) Norberto Gresse (CA, SP), 2 pontos
14º) Thiago Camilo (CA, SP), 2 pontos
16º) Enrique Bernoldi (P3, PR), 1 ponto.

Visite www.blogdopizzonia.zip.net
João Alberto Otazu

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados