Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Disputas quentes com sol e chuva na Copa Centro-Oeste de Kart
 
Na categoria Sênior as disputas foram de arrepiar desde a tomada de tempos. (Foto: Flávio Quick)
No último final de semana, dias quatro e cinco de abril, o Kartódromo Waltinho Ferrari, em Brasília – DF, recebeu as corridas válidas pela terceira e quarta etapas da Copa Centro-Oeste de Kart 2009.

Após realizar sua etapa inaugural no Kartódromo Ricardo dos Santos, em Goiânia – GO, válida também pela primeira etapa dos Campeonatos Goiano e do Brasiliense, foi a vez dos pilotos do Distrito Federal correrem em casa buscando os melhores resultados nas tabelas do Centro-Oeste e, também, do Brasiliense.

O principal participante desta rodada do Centro-Oeste foi, sem dúvida, São Pedro. Uma grande quantidade de chuva castigou aos pilotos e equipes que na sexta-feira treinavam para a prova. No sábado, na parte da manhã, o tempo permanecia encoberto, mas, sem chuva. À tarde, porém, pouco antes do início das baterias, a chuva voltou a assolar a região do kartódromo e obrigou, além do encerramento prematuro da primeira corrida da F-400, uma completa mudança no cronograma do final de semana. Ainda no sábado a categoria Sênior conseguiu, no final da tarde, realizar a sua primeira bateria, que foi seguida pela segunda corrida da F-400. Todas as outras atividades do evento foram transferidas para a manhã de domingo.

Desta forma, as provas da 3ª e 4ª etapas da categoria F-400 aconteceram no sábado. A primeira bateria, com muita água na pista, foi um verdadeiro festival de rodadas. Após largar da poleposition Rogério Mesquita manteve-se na ponta enquanto que, César Aidar, pulava para a segunda posição. Ambos se destacaram um pouco do restante do pelotão e disputaram a liderança entre si. Mesmo após a parada obrigatória para pesagem os dois karts foram muito rápidos e voltaram nas mesmas posições anteriores. César Aidar venceu a corrida com Rogério em segundo e a dupla Pablo Lima e Thiago Azalini, na terceira posição. Na bateria válida pela quarta etapa Rogério Mesquita não deu chances para os adversários e venceu com mais de um minuto de vantagem para Lima/Azalini, que chegaram na segunda posição. Com uma volta de diferença terminou Hiroji Okano.

A primeira bateria da categoria Sênior, que foi realizada ainda na tarde de sábado, trouxe Fábio Oliveira na poleposition seguido por Felipe Neira e Luiz Cordeiro Filho. Os três tiveram seus tempos separados pela ínfima marca de 55 milésimos. Na corrida, porém, o que mais valeu foi a experiência de Rodrigo Piquet. Largando do quarto posto o piloto soube controlar bem o seu kart no “encharcado” circuito e terminar a corrida na primeira posição. Francisco Marques terminou em segundo e Luiz Cordeiro Filho, em terceiro. Válida pela quarta etapa a segunda corrida desta classe no final de semana aconteceu no final da manhã de domingo. Piquet, que largaria da primeira posição, teve problemas de motor durante o treino de aquecimento e precisou trocá-lo. Assim, como penalização, ele largou da quarta posição. A corrida, por sua vez, foi dividida em dois blocos. O primeiro, em que correu sozinho Sérgio Simão. O piloto pulou da terceira posição para a ponta e logo abriu vantagem do resto do pelotão. Neste posto ele completou as 23 voltas da corrida e comemorou bastante a vitória. O segundo pelotão trazia Felipe Neira, Fábio Oliveira, Piquet e Luiz Cordeiro Filho. Os quatro deixaram o público de pé durante toda a corrida. Eles a cada curva se ultrapassavam e somente conseguiram definir suas posições na última volta. Piquet recebeu a bandeirada em segundo, Neira, em terceiro, Cordeiro, em quarto e Oliveira, em quinto.

Disputas muito acirradas também rechearam as duas corridas da categoria Mirim. Na primeira prova, após largar da primeira posição, João Pedro Custódio caiu para o terceiro lugar atrás de Nathan William e João Pedro Guim. Duas voltas mais tarde ele tentou a ultrapassagem sobre Guim na entrada da reta dos boxes e os dois karts acabaram se tocando. O kart de Guim foi espremido contra a barreira de pneus enquanto que o de Custódio, seguiu. Guim também voltou para a disputa, porém, aparentando dores nas costas, uma vez que guiava com uma das mãos segurando a região lombar. Wiliam, aproveitando-se desta situação, conseguiu abrir um pouco, mas, logo Custódio voltou a ameaçar sua posição. A disputa foi muito intensa e Wiliam acabou vencendo com Custódio em segundo e Victor Uchôa, em terceiro. Na segunda bateria os “pegas” também foram de arrepiar. Guim, que assumiu a ponta poucas voltas após a largada, foi pressionado durante todo o tempo por Wiliam e Custódio, que se revezavam no segundo posto. Os três andavam juntos e a expectativa era grande sobre quem realmente venceria a corrida. Na penúltima volta, porém, os karts de Wiliam e Guim se tocaram na reta oposta deixando assim a pista livre para Custódio que, tranquilamente, assumiu a liderança e venceu a corrida. Wilian terminou em segundo e Guim, em terceiro. O resultado oficial desta categoria encontra-se sub judice aguardando relatório final dos Comissários Técnicos.

A categoria Cadete reuniu 11 competidores e também teve duas baterias muito disputadas. Pedro Piquet largou da poleposition na primeira corrida, mas, acabou sendo tocado e caindo para a oitava posição ainda na primeira curva. Melhor para Daniel Badra que, em sua primeira corrida pela Azalini Competições, mostrou-se muito rápido durante toda a bateria e conseguiu abrir uma vantagem do restante do pelotão capaz de ser administrada até a bandeirada da vitória. Alex Alves também conseguiu scapar do restante do grupo e cruzou em segundo. Pedro Cardoso, Jorge Neto, Piquet, José Pereira e Augusto Pereira brigaram muito pela terceira posição. Piquet, em prova de recuperação, chegou ao quarto posto e,a na briga para assumir o terceiro lugar, acabou sendo tocado pelo kart de José Pereira. Assim, o filho do Tri-Campeão Mundial de F-1 terminou na sétima posição. Augusto Pereira, que se defendeu bastante dos ataques de Piquet, terminou em terceiro. Na segunda bateria, válida pela quarta etapa do Campeonato, Alex Alves foi soberano. O piloto assumiu a primeira posição ainda na largada, mas, foi muito pressionado durante toda a corrida. Ele, Pedro Cardoso, e os irmãos Pereira brigaram muito pela liderança, mas, Alves queria muito sua primeira vitória e, com muita garra, conseguiu receber a bandeirada da vitória em primeiro. Cardoso terminou em segundo e José Pereira, em terceiro.

As categorias Júnior e Júnior Menor fecharam a rodada de provas do final de semana. João Sérgio Câmara, pela Júnior, venceu as duas baterias. Pela Júnior Menor, após largar da última posição na primeira corrida, Brenno César venceu a corrida mesmo após ter sido tocado várias vezes por Victor Guimarães, que acabou sendo desclassificado por atitude anti-desportiva. Assim, Marcos Vieira terminou em segundo. Na prova seguinte, César fez uma ótima largada e não deu chance de aproximação para seus concorrentes. Guimarães terminou em segundo e Vieira, em terceiro.

A terceira rodada da Copa Centro-Oeste de Kart acontecerão entre os dias 30 e 31 de maio no Kartódromo Rubens Barrichello, em Palmas – TO. A prova será válida também como etapa única do Campeonato Tocantinense de Kart.
Flávio Quick

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados