Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Indy Lights: Rodrigo Barbosa pronto para início de temporada nos EUA
 
Rodrigo Barbosa vai ter uma hora para aprender a pista de St. Petersburg (Foto: Divulgação)
Brasileiro terá apenas uma hora para conhecer a pista de St. Petersburg e acertar seu carro.

Em qualquer ramo de atividade, vida de estreante não costuma ser fácil. Além da dificuldade natural da inexperiência, a corrida de abertura da temporada 2009 da Fórmula Indy Lights deve trazer um desafio a mais para o brasileiro Rodrigo Barbosa, que vai fazer seu primeiro campeonato na categoria de acesso à Fórmula Indy. “Tenho que aprender a pista e passar todas as informações para a equipe em apenas uma sessão de treinos livres, antes da classificação. Não vai ser fácil, será uma correria total”, conta o titular da escuderia brasileira ELFF Racing. As corridas nas ruas da cidade norte-americana de St. Petersburg (Flórida) acontecem no sábado (04/04) às 17h45 e no domingo (05/04) às 11h00, horários de Brasília.

Rodrigo Barbosa não apenas estréia na pista, como encara características de traçado nas quais ele nunca pilotou antes. “Vai ser uma experiência nova para mim, pois é um circuito de rua, mas com retas de aeroporto”, explica. A pista de 2.896 metros é bem seletiva, com curvas de 45, 90 e 180 graus. Na longa e ondulada reta da linha de chegada, que faz parte do aeroporto da cidade, os carros alcançam mais de 270 km/h de velocidade final.

O piloto da região de Sorocaba, interior de São Paulo, lembra que não é simples encontrar o acerto ideal numa pista tão eclética como essa. “Temos que ver o comportamento da suspensão, do câmbio, e a altura do carro, pois é um circuito de rua e tem muitas ondulações. E isso leva certo tempo”, garante, lembrando que ele terá apenas uma hora de treinos livres. “É difícil saber se o circuito vai ser bom para nós. Temos que ver como vai ser a adaptação do Rodrigo ao traçado, e observarmos o comportamento do carro”, afirma Edson DeGobbi, chefe de equipe da ELFF Racing.

Rodrigo trabalhou no acerto para St. Petersburg nos testes coletivos finais da pré-temporada, e acredita ter encontrado um caminho inicial. Com isso e uma boa estratégia, ele aposta num bom desempenho para o treino classificatório. “Vou com pouca quantidade de combustível para a definição do grid para tentar me qualificar entre os 10 primeiros”, comenta. “Vamos tentar melhorar o acerto em todas as oportunidades que tivermos na pista, para chegar bem na corrida de domingo”, comenta DeGobbi.

O chefe de equipe acredita que não será fácil alcançar os objetivos traçados por Rodrigo Barbosa pelo menos para a primeira corrida da programação. “Vai ser difícil ficar entre os primeiros, pois é nossa primeira corrida e deve ter muitos carros na pista, muito tráfego. Para pontuarmos bem nas duas corridas também precisaremos ter cuidado para terminar as provas, já que em circuitos de rua acidentes são muito comuns, às vezes inevitáveis”, finaliza. A temporada terá a participação de 28 pilotos de 11 países diferentes.

Confira a programação da Indy Lights para o fim de semana em St. Petersburg (Horários de Brasília):

Sexta-feira, 03/04
10h25 – 11h25: Treino livre
17h45 – 18h30: Treino classificatório para a 1ª etapa

Sábado, 04/04
11h00 – 11h40: Treino classificatório para a 2ª etapa
17h45: Largada para a 1ª etapa (40 voltas)

Domingo, 05/04
11h00: Largada para a 2ª etapa (40 voltas)
João Alberto Otazu

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados