Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Bruno Senna estréia na Série Le Mans em Barcelona
 
Treinos dos 1.000 Km da Catalunha começam nesta sexta-feira (Foto: Oreca /MF2)
A temporada de Bruno Senna no automobilismo internacional em 2009 começa oficialmente nesta sexta-feira. Ao lado do monegasco Stéphane Ortelli, o piloto brasileiro participará da sessão de treinos livres que abrirá a programação dos 1.000 Km da Catalunha, primeira etapa da Série Le Mans. A dupla correrá com o Courage-Oreca LC70 da equipe francesa Oreca-Matmut. Com 215 voltas e duração estimada de seis horas, a prova será disputada domingo no autódromo de Barcelona.

Bruno seguiu para a Espanha nesta quinta-feira. Em março, realizou duas sessões de testes no circuito de Paul Ricard com o protótipo equipado com motor Judd-AIM de 650 cavalos de potência. O carro pouco se assemelha ao da Fórmula GP2 com o qual alcançou o vice-campeonato de 2008. "A não ser pelo câmbio seqüencial de seis marchas, eles têm quase nada em comum. As rodas do Courage são aro 18, o que já muda completamente a interface do carro com o chão”, comparou, lembrando que a GP2, a exemplo da Fórmula 1, utiliza rodas de aro 13.

Ortelli, de 39 anos, é um nome com vasta experiência em corridas de longa duração. Protagonizou um dos acidentes mais espetaculares do ano passado, ao decolar a mais de 300 km por hora e capotar diversas vezes durante os 1.000 Km de Monza. Apesar das imagens impressionantes, o saldo foi apenas uma fratura de tornozelo, das qual já está completamente recuperado. "Eu ainda preciso pegar a mão do carro. As reações dele são diferentes do GP2. Quando sai de traseira, por exemplo, é difícil deixar deslizar sem rodar, por mais devagar que se esteja. E também há o problema da forte turbulência no tráfego, já que estes carros não pegam vácuo”, disse Bruno.

Cinqüenta e dois carros de quatro categorias – LMP1, LMP2, LMGT1 e LMGT2 – estão inscritos. A vitória no geral deverá ficar com um dos 12 esporte-protótipos da LMP1. Bruno está confiante num bom resultado, mas reconhece o favoritismo dos rivais do Audi R10 TDI. "Minha equipe garantiu que nosso carro será competitivo. Os turbodiesel, no entanto, serão adversários duríssimos.” Além dos Audi, os Lola Aston Martin e os Pescarolo-Judd são as outras forças da LMP1.

A largada da prova está marcada para o mesmo horário do Grande Prêmio da Malásia. Bruno ainda não sabe qual dos pilotos da equipe alinhará no grid. Mas já lamenta o fato de não poder assistir à segunda etapa da Fórmula 1. Depois de ficar perto de assinar com a Brawn GP, ele acabou perdendo a vaga na equipe que surge como sensação da temporada e fez uma dobradinha histórica com Jenson Button e Rubens Barrichello em seu début na Austrália. "Acho que a Brawn continuará bem em Sepang. Só que a superioridade talvez não seja tão grande, já que os outros carros não devem enfrentar os problemas com a temperatura dos pneus que tiveram em Melbourne”, previu Bruno. Na Austrália, Felipe Massa se queixou que a falta de aderência do asfalto impedia os pneus de aquecerem adequadamente.

Além dos 1.000 Km da Catalunha, Bruno estará presente às 24 Horas de Spa-Francorchamps, no mês que vem. Ambas as provas são preparatórias às 24 Horas de Le Mans, um dos eventos mais tradicionais e prestigiosos de todo o mundo que está programado para meados de junho. A participação em séries rápidas e de alta tecnologia faz parte do programa de desenvolvimento que Bruno traçou enquanto aguarda por uma oportunidade como piloto titular na Fórmula 1.
Márcio Fonseca

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados