Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
João P. de Oliveira larga em 3º na abertura da temporada da Super GT
 
Começa neste domingo (22/03) a temporada 2009 do Campeonato Japonês de Super GT, principal competição de carros esportivos do Oriente. (Foto: Daisuke Ogawa)
O brasileiro João Paulo de Oliveira (Nissan) comprovou que em sua quarta temporada no Campeonato Japonês de Super GT voltará a brigar por vitórias. Depois de ter dominado os testes coletivos no início do mês, ele garantiu neste sábado (21/3) uma posição na segunda fila do grid de largada para os 300 Km de Okayama, sua melhor posição em prova de abertura da principal competição de carros esportivos do Oriente.

“Acho que estamos um pouco melhores preparados. Então, acho um processo natural ir largando cada vez melhor”, avaliou o único representante do Brasil no certame que reúne pilotos de nove países.

João Paulo e o japonês Seiji Ara, com Nissan GT-R, estabeleceram 1min24s774, o terceiro tempo. “Os Toyotas estão voando. Acho que eles estão usando pneus supermoles. Hoje muitos fizeram uma aposta e botaram pneu supermole, dai se não chover amanhã, complica pra eles”, explicou. A pole position ficou com o Lexus SC430 dos atuas vice-campeões Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), com a marca de 1min24s069, seguidos de seus companheiros de equipe Hiroaki Ishiura (JAP)/Kazuya Oshima (JAP), com 1min24s257. “Eu usei pneu médio-mole para classificar. Se não chover amanhã, como a previsão diz, teremos boas chances, pois todos os oito carros que fizeram a Super Volta tem que largar com o mesmo pneu da classificação”.

Os campeões Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), com o segundo melhor Nissan GT-R, ficaram apenas na nona posição, com 1min25s829. “O sistema novo de classificação é um pouco difícil. Temos pouco treino e apenas 10 minutos para classificar para a Super Volta, onde todos andam com pneus moles. Então, se pegar carro mais lento à frente, você pode se dar mal. Pode ter acontecido isso com eles”, opinou Oliveira. Ao lado do brasileiro vai largar o melhor Honda NSX, com os japoneses Ryo Michigami (JAP)/Takashi Kogure (JAP), cronometrados em 1min24s877. A estréia do Aston Martin DBR9 foi decepcionante. Os japoneses Akihiro Tsuzuki e Takeshi Tsuchiya vão largar apenas da 14ª posição.

Apesar de não ter um bom retrospecto na pista de Okayama nas três temporadas anteriores, por causa da baixa temperatura do asfalto nesta ocasião do ano, que prejudica a performance dos pneus Yokohama, João Paulo está bastante otimista para 2009. “Tanto no seco quando na chuva tenho boa expectativa, acho que melhoramos bastante nossos pneus de chuva, mas ainda prefiro no seco. A Yokohama está apresentando melhoras nos pneus e a equipe vem evoluindo também”, concluiu.

Os dez primeiros no grid de largada dos 300 km de Okayama são:

1) Richard Lyons (IRL)/Yuji Tachikawa (JAP), Lexus SC 430 (B), 1min24s069;
2) Hiroaki Ishiura (JAP)/Kazuya Oshima (JAP), Lexus SC 430 (B), 1min24s257;
3) João Paulo de Oliveira (BRA)/Seiji Ara (JAP), Nissan GT-R (Y), 1min24s774;
4) Ryo Michigami (JAP)/Takashi Kogure (JAP), Honda NSX (B), 1min24s877;
5) Ralph Firman (GBR)/Takuya Izawa (JAP), Honda NSX (B), 1min24s984;
6) Yuji Ide (JAP)/Shinya Hosokawa (JAP), Honda NSX (B), 1min25s511;
7) Toshihiro Kaneishi (JAP)/Koudai Tsukakoshi (JAP), Honda NSX (B), 1min26s156;
8) Andre Lotterer (ALE)/Jyuichi Wakisaka (JAP), Lexus SC 430 (B), 1min24s795;
9) Benoit Treluyer (FRA)/Satoshi Motoyama (JAP), Nissan GT-R (B), 1min25s829;
10) Sebastian Philippe (FRA)/Matsuda Tsugio (JAP), Nissan GT-R (B), 1min25s896.
João Alberto Otazu

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados