Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Super GT: João Paulo de Oliveira pronto para o início da temporada no Japão
 
João Paulo compete pelo quarto ano pela Nissan (Foto: Divulgação)
Brasileiro disputa sua quarta temporada no certame de carros esportivos do Japão

Começa neste domingo (22/03) a temporada 2009 do Campeonato Japonês de Super GT, principal competição de carros esportivos do Oriente. O brasileiro João Paulo de Oliveira vai para a sua quarta temporada na categoria, todas como piloto oficial da Nissan. “A expectativa é boa. São quatro anos de parceria e o terceiro desenvolvendo os pneus Yokohama. Acredito que agora estamos mais bem preparados”, comenta. A corrida acontece no autódromo japonês de Okayama.

Um dos motivos para o otimismo de João Paulo é a confiança no bom desempenho de seu GT-R. “A Nissan tem um carro muito bom. Apesar de o regulamento para esse ano exigir uma carga aerodinâmica mais leve, que sempre foi o nosso ponto forte, ainda estamos em uma posição muito boa e creio que temos grandes chances de fazer uma boa temporada”, conta. “Mas temos que esperar a temporada começar para ver. Estamos confiantes, porém nunca sabemos exatamente o nível de competitividade até que as corridas comecem”, completa. Pelo terceiro ano seguido o paulista dividirá o cockpit com o japonês Seiji Ara.

Nos testes realizados a duas semanas, na mesma pista de Okayama que recebe a prova de domingo, João Paulo foi bem. Ele inclusive foi o mais rápido em um dos dias. “Tivemos poucos testes e apenas um com as outras fábricas, então é difícil fazer uma comparação mais precisa. Mas nosso carro, mesmo com as alterações exigidas para esse ano, não perdeu quase nada”, afirma JP, como ele é conhecido no Japão. Além da diminuição da carga aerodinâmica, os carros agora têm câmbio “borboleta”, com aletas no volante, igual à Fórmula 1.

Mesmo com um retrospecto não muito favorável em Okayama nas temporadas anteriores, João Paulo está confiante em andar bem na abertura do campeonato. “Este sempre foi um circuito difícil para nós, por causa da baixíssima temperatura do asfalto nesse período do ano”, explica referindo-se aos pneus Yokohama, que tem um bom desempenho no calor. “Porém, durante os testes da pré-temporada, tivemos resultados melhores do que no passado. Por isso espero um bom rendimento”, conclui.

Novidades

A Super GT traz algumas novidades para a temporada 2009. Se no ano passado a grande novidade foi a estréia do Nissan GT-R, este ano uma nova marca entrou na competição. A Aston Martin vai competir com o modelo DBR9, tendo como pilotos os japoneses Akihiro Tsuzuki e Takeshi Tsuchiya, calçados com pneus Yokohama.

Outra mudança é a nova nomenclatura dos carros da Toyota. O modelo de competição SC 430 passa a receber o nome da marca Lexus, divisão da montadora japonesa para automóveis de luxo.

Confira o calendário da Super GT para 2009:

Etapa 1: 22 de Março – Okayama
Etapa 2: 19 de Abril – Suzuka
Etapa 3: 04 de Maio – Fuji
Etapa 4: 21 de Junho – Sepang (Malaysia)
Etapa 5: 26 de Julho – Sportsland Sugo
Etapa 6: 23 de Agosto – Suzuka
Etapa 7: 13 de Setembro – Fuji
Etapa 8: 18 de Outubro – Autopolis
Etapa 9: 08 de Novembro – Twin Ring Motegi
João Alberto Otazu

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados