Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Jimenez / Fraga e Viana / Marques vencem o I Super Kart GP
 
Na tarde deste domingo as duplas formadas pelos pilotos Sërgio Jimenez e Felipe Fraga (Super “A”) e Francisco Viana / Francisco Marques (Super) venceram a primeira edição do Super Kart GP. (Foto: Flávio Quick)
A prova, que foi realizada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia – GO, contou com a participação de 35 equipes compostas cada uma por dois pilotos. As atividades deste domingo foram iniciadas com duas sessões de aquecimento onde as duplas puderam fazer seus últimos ajustes e prepararem suas estratégias para a tomada de tempos, que foi realizada em seguida.

O kart número 30, conduzido então por Dennis Dirani, foi o mais rápido e com o tempo de 1m17s440 garantiu a pole-position. André Nicastro, no volante do 23, ficou em segundo, apenas 32 milésimos mais lento. Porém, como havia trocado de motor após o aquecimento, Dirani foi penalizado com a perda de 10 posições, deixando o primeiro posto da largada para o Nicastro.

As duas e meia da tarde foi dada a largada, que aconteceu ao estilo LeMans. Nicastro manteve-se na ponta enquanto que Dirani, de forma muito determinada, foi para cima dos adversários e, já na segunda volta, aparecia na segunda posição. Atrás dos dois vinham Sérgio Jimenez (80), Pedro Bianchinni (7) e Vanderlan Alcânatara (44) todos da categoria Super “A”. Beto Monteiro (45), que foi o mais rápido da Super, manteve-se na primeira posição, mas, com dez voltas de prova teve a corrente de seu kart quebrada, o que lhe obrigou a uma parada prematura nos boxes.

A corrida manteve-se muito disputada durante toda a primeira parte onde os karts ficaram divididos em quatro grandes grupos pelo traçado. Como as voltas onde os karts andavam no vácuo de outro concorrente eram cerca de um segundo mais rápidas, todos procuravam se posicionar bem para andar mais rápido.

Mereceu grande destaque nesta primeira parte a atuação de Felipe Guimarães que, após largar das últimas posições, com cerca de 10 voltas já figurava entre os lideres brigando pelas três primeiras posições.

Com uma hora de prova os boxes foram abertos para reabastecimento e troca de pilotos. Nesta altura o kart 23 era o líder escoltando sem diferença pela 30. Ambos já haviam aberto cerca de 15 segundos para o terceiro colocado quando começaram as paradas.

A maioria das equipes fez um bom trabalho nos boxes trocando os pilotos com rapidez e os recolocando na pista com a menor perda de tempo possível. Gabriel Navarrete, que neste momento era o piloto do kart 23, assumiu a liderança após os pit-stops, mas, com um pneu traseiro furado, foi obrigado a mais uma parada o que tirou suas chances na prova. No 30, Marco Túlio então assumiu a ponta e, reestabelecidos as diferenças, ele estava a 18 segundos de vantagem de Felipe Fraga, que aparecia em segundo, no 80.

Chuva mudou a cara da prova

Porém, o que ninguém esperava é que o clima fosse interferir no resultado. O tempo começou a fechar nas proximidades do autódromo e, quando começaram a cair os primeiros pingos de chuva, Fraga tirou rapidamente a diferença para Marco Túlio.

Quando eram decorridos cerca de uma hora e 50 minutos de prova Fraga já liderava com certa vantagem sobre Túlio quando a direção de prova colocou o Safety-Car no traçado, que a esta altura já estava bastante molhado. Após algumas voltas com o Safety a direção de provas decidiu por interromper a corrida com bandeira vermelha, suspendendo temporariamente a corrida.

Após se passarem 20 minutos e a chuva cada vez apertar mais os comissários desportivos da Federação Goiana de Automobilismo junto ao Diretor de Provas, Américo Larosi, optaram então por dar a corrida como encerrada, uma vez que não haviam mais condições de segurança para continuar a disputa.

Assim, a dupla formada pelos multi-campeões Felipe Fraga e Sérgio Jimenez foi a vencedora desta primeira edição do Super Kart GP. Pela categoria Super, os vencedores foram os brasilienses Francisco Viana e Francisco Marques, brasilienses que estão acostumados a este tipo de provas.

As duas duplas vencedoras receberam o prêmio em dinheiro oferecido pela organização assim como os times que chegaram na segunda posição, que foram, Dennis Dirani e Marco Túlio (Super “A”) e Paulo Farias e José Urbano (Peru) (Super).

O Super Kart GP 2009 foi uma realização do Goiás Motor Clube com a supervisão da Federação Goiana de Automobilismo e apoio de RBC Preparações, Vizzon Jeans e os pilotos e preparadores do kartismo goiano.
Flávio Quick

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados