Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Lamborghini foi o melhor supercarro em 2008
 
Em sete campeonatos da categoria, seis bólidos diferentes levaram seus pilotos ao título no ano passado (Foto: Décio Ribeiro)
Desde que foi criada no Velho Continente em 2006, a GT3 busca a equalização dos supercarros que disputam a categoria para garantir emoção para os torcedores. Em 2008 essa tática funcionou e os condutores de Porsche 997, Ferrari F430, Dodge Viper, Ford GT, Lamborghini Gallardo e Corvette Z06R, entre outros, puderam comemorar a conquista do campeonato de pilotos na Europa e também no Telefônica Speedy GT3 Brasil.

Mas apenas o Lamborghini Gallardo venceu em mais de um país. O supercarro italiano faturou o campeonato na sua terra natal, com os pilotos Giacomo Piccini e Matteo Grassotto, ficando à frente do norte-americano Steven Earle e do suíço Loris Kessel, que competiram com o Ferrari F430. O outro título foi conquistado na GT3 francesa, na qual a marca reinou. David Tuchbant e Antoine Leclerc foram campeões frente a outro Gallardo de Arnaud Peyroles e James Ruffier.

Os pilotos vice-campeões na França também participaram do FIA GT3 European Championship – o Campeonato Europeu da categoria –, e garantiram o título. Peyroles e Ruffier disputaram a temporada continental com o Corvette Z06R, veículo que ainda não estreou em pistas brasileiras, deixando na segunda posição o igualmente inédito no país Aston Martin DBRS9, de Thomas Accary e Pierre-Brice Mena.

Em outros campeonatos, os vencedores também pilotaram supercarros de origens diversas. O Porsche 997 levou Tim Bergmeister, que trocou várias vezes de companheiro, ao título da temporada na Alemanha. Na Inglaterra, o bólido norte-americano Dodge Viper garantiu o título a Jon Barnes e James Gornall. Já no Campeonato Belga, a Ferrari conseguiu seu título em 2008 com o F430 guiado por Damien Coens e Fred Bouvy.

No Brasil, em 2008 o Ford GT garantiu o título com Andreas Mattheis e Xandy Negrão, à frente da dupla Walter Salles e Ricardo Rosset, que utilizaram o mesmo modelo. A primeira prova de 2009 do Telefônica Speedy GT3 será em Interlagos (SP), no dia 26 de abril.
Marcos Souza

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados