Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Curitiba recebe etapa inédita do IRC
 
O Peugeot 207 S2000 da dupla francesa Nicolas Vouilloz e Nicolas Klinger, campeões em 2008. (Foto: IRC)
África do Sul, Bélgica, Portugal, Itália, Quênia, Turquia, Rússia, República Tcheca, Suíça, China e Espanha. Em apenas três temporadas, o Intercontinental Rally Challenge, ou IRC, passou por todos esses países, firmando-se como um campeonato de dimensões mundiais, que terá novas fronteiras superadas em 2009. A competição virá pela primeira vez à América do Sul. Entre as novidades para o calendário deste ano, os organizadores confirmaram a realização de uma etapa no Brasil, nos dias 5, 6 e 7 de março, em Curitiba, no Paraná.

Muito bem recebida por pilotos e equipes, a prova é a realização de um objetivo antigo de trazer para o País uma categoria de rally de nível internacional, atingido com os esforços do prefeito Beto Richa, do empresário e piloto Marcos Marcola e do arquiteto e organizador do Rally da Graciosa, Anderson Nobre. A estréia do Brasil no calendário será como segunda etapa do IRC. A temporada começa na semana que vem, nos dias 21, 22, 23 e 24 de janeiro, com o Rallye Monte Carlo, em Mônaco.

Criado em 2006, o IRC utiliza carros que hoje são considerados praticamente uma plataforma para os modelos que serão adotados a partir de 2010 no campeonato de rally mais famoso do mundo, o World Rally Championship, ou WRC. Com a mudança no regulamento, os carros utilizados no WRC no ano que vem serão semelhantes àqueles atualmente competindo no IRC. A diferença será o motor turbo (os propulsores do IRC são aspirados). Entre as marcas presentes no IRC destacam-se Peugeot, Skoda, Fiat e Mitsubishi.

A preparação para a inédita etapa brasileira já começou. O percurso, próximo à Serra da Graciosa, região de muita tradição no rally brasileiro, está definido e terá um total de 699 km, incluindo especiais e deslocamento. Só de trecho cronometrado, serão 225 km. Além de integrar o calendário do IRC, o Rally da Graciosa será válido também para os campeonatos Paranaense, Brasileiro e Sul-Americano, o que deve reforçar o número de inscritos. A largada promocional será às 15h00 do dia 5 de março, no centro de Curitiba.

Nos dois dias seguintes, 6 e 7 de março, toda a estrutura do IRC estará montada no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). No mesmo fim de semana, o circuito receberá uma etapa do World Touring Car Championship, o WTCC – categoria de carros de turismo que tem a mesma promotora do IRC, a Eurosport. Os dois campeonatos têm a supervisão da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA. Além do Brasil, as outras novidades do calendário do IRC em 2009 são Japão e Escócia.

O calendário do IRC

1ª etapa, 21 – 24 de janeiro, Rallye Monte Carlo, Mônaco
2ª etapa, 5 – 7 de março, Rally Internacional de Curitiba, Brasil
3ª etapa, 3 – 4 de abril, Safari Rally, Quênia
4ª etapa, 7 – 9 de maio, Sata Rally Açores, Portugal
5ª etapa, 18 – 20 de junho, Ypres Westhoek Rally, Bélgica
6ª etapa, 9 – 11 de julho, Rally Russia, Rússia
7ª etapa, 30 de julho e 1º de agosto, Rali Vinho Madeira, Portugal
8ª etapa, 21 – 23 de agosto, Barum Rally Zlín, República Tcheca
9ª etapa, 10 – 12 de setembro, Rally Principe de Asturias, Espanha
10ª etapa, 24 – 26 de setembro, Rally Sanremo, Itália
11ª etapa, 22 – 24 de outubro, Rally Japan, Japão
12ª etapa, 19 – 21 de novembro, RAC MSA Rally of Scotland, Escócia

Os campeões do IRC

2006 - Giandomenico Basso (ITA) / Mitia Dota (ITA) - Fiat Punto Abarth S2000
2007 - Enrique García-Ojeda (ESP) / Jordi Barrabés (ESP) - Peugeot 207 S2000
2008 - Nicolas Vouilloz (FRA) / Nicolas Klinger (FRA) - Peugeot 207 S2000
Tiago Mendonça

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados