Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Maserati - César Urnhani é o campeão da temporada 2008
 
Não poderia ter sido diferente. A rodada dupla e a final do Itaipava Trofeo Maserati proporcionaram muitas emoções aos espectadores e muita tensão aos profissionais e às torcidas dos pilotos César Urnhani e Rafael Derani, únicos postulantes ao título da temporada 2008 do Campeonato Itaipava Trofeo Maserati.

Urnhani levou a melhor. Tornou-se campeão da categoria com 218 pontos, oito à frente do oponente Rafael Derani, que iniciou a 2ª bateria da 7ª e última etapa do campeonato, neste domingo, a partir das 14h30, com oito pontos de vantagem sobre o seu principal adversário. Em 3º lugar, na temporada, terminou o jovem piloto Pedro Queirolo, com 151 pontos, que fez uma excepcional corrida, ao largar em último colocado na 2ª bateria e terminou a prova em 2º.

Maurizio Billi ficou com a 4ª colocação, com 139 pontos; Cleber Faria, com 123, ficou em 5º lugar; André Posses em 6º, com 122; Renato Cattalini, campeão da temporada passada, em 7º, com 110 pontos; Henrique Assunção, com 106 pontos, em 8º; Vanue Faria, com 89, em 9º lugar e, na 10ª posição, o piloto Marcello Sant’Anna.

1ª bateria – Ao término da 6ª etapa, no sábado, César Urnhani tinha apenas um ponto à frente de Rafael Derani – 186 a 185 pontos. Uma diferença ínfima para quem, nos treinos de classificação, na sexta-feira, havia conseguido a pole position da 1ª bateria da 7ª etapa. Mas também não significava conforto, na medida em que César Urnhani largaria na 2ª posição, na primeira fila.

Toda a confusão da 1ª bateria aconteceria ao seu término, pois na largada – alega César Urnhani – nenhum dos pilotos das duas primeiras filas, com exceção dele próprio, respeitou o apagar das luzes vermelhas que dão condições de iniciar a prova. Ou seja houve a famosa queimada da largada, em parte reconhecida pela direção de prova, por alguns pilotos e pelos comissários.

Com isso, ainda antes do início do “S” do Senna, Urnhani foi ultrapassado facilmente por Maurizio Billi e Pedro Queirolo. Houve trocas de posições entre Maurizio Billi, Pedro Queirolo e César Urnhani, mas não o suficiente para ultrapassar o pole Rafael Derani, que ganhou a 1ª bateria de ponta a ponta, aliás em ser incomodado. Mas, a queima na largada gerou veemente protesto por parte do piloto César Urnhani, mesmo que – durante a prova – não tivesse demonstrado qualquer possibilidade de encostar no líder.

“Nunca se sabe”, alegou Urnhani, “se a largada tivesse sido normal, talvez pudesse ter incomodado o Derani”. Tão logo terminara a prova, Urnhani “correu” à direção da prova para protestar. E conseguiu uma reunião extraordinária, já que – no briefing – havia sido acertada entre os pilotos a largada diante da situação de desligamento das luzes vermelhas do semáforo.

2ª bateria – Assim, a segunda parte da 7ª etapa não poderia ter iniciado de forma mais contundente e tensa. Urnhani chegou a afirmar que não participaria da 2ª bateria, quando soube que, diante de um dos comissários da FASP – Federação de Automobilismo de São Paulo, Rafael Derani chegou a admitir que “nem vi o farol”.

Ao largar na 3ª posição, ao piloto César Urnhani não havia outra oportunidade de forçar a passagem sobre Rafael Derani (1º lugar da bateria anterior) e Maurizio Billi (2º colocado) já nas primeiras voltas. No entanto, o “estrago” aconteceu antes mesmo do final do “S” do Senna. Urnhani já havia abalroado Rafael Derani. E seu parceiro de equipe, Marcelo Hahn, já havia encostado em Renato Cattalini. Assim, ainda no final da reta oposta, a direção de prova determinava uma relargada, com time penalties aos dois pilotos da Blausiegel.

A essa altura, porém, Rafael Derani estava fora da prova e, muito provavelmente, do título. Com o time penalty – drive thrue -, Urnhani retornou na 4ª volta na 9ª colocação. A 10 voltas do final, Urnhani precisava chegar em 7º lugar e somar mais 9 pontos para ficar com o título da temporada, situação que conseguiu com facilidade, na medida em que terminou a prova em 3º, com Maurizio Billi em 1º e Pedro Queirolo em 2º.

Temporada 2009 – O Campeonato Itaipava Trofeo Maserati volta a ser, no próximo ano, uma categoria nacional. Com nove etapas programadas, cinco serão em São Paulo e as demais no Rio de Janeiro (duas), Curitiba e Londrina. A temporada 2009 começa no dia 8 de fevereiro e termina no dia 29 de novembro.


Resultado da Temporada 2008

1º) 20-César Urnhani - 218
2º) 3-Rafael Derani - 210
3º) 13-Pedro Queirolo - 151
4º) 34-Maurizio Billi - 139
5º) 30-Cleber da Silva Faria - 123
6º) 02-André Teixeira Posses - 122
7º) 23-Renato Cattalini - 110
8º) 75-Henrique A./Carlos Kray - 106
9º) 105-Vanue Faria /L Vital - 89
10º) 17-Marcelo Souza Sant´Anna - 79
Koichiro Matsuo

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados