Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Brasileiro de Endurance já tem o calendário 2009 e haverá televisionamento
 
Os pilotos e equipes que disputarão o Brasileiro de Endurance de 2009 já podem intensificar os preparativos para o próximo campeonato. Isso porque a Interlagos Eventos, empresa promotora do certame, divulgou hoje (quinta-feira, 27 de novembro) o calendário para o próximo ano e adiantou ainda algumas novidades, dentre as quais o televisionamento do certame. A esse respeito, nos próximos dias serão assinados os contratos correspondentes e anunciado o patrocinador que garantirá esse retorno para a categoria.

“Fizemos o possível para que essas definições ocorressem o quanto antes para que os participantes pudessem planejar a temporada já sabendo quais competições iremos realizar e que tipo de retorno de mídia poderemos oferecer”, afirmou o promotor Antonio de Souza Filho, que realizou a etapa final da atual temporada do Campeonato Brasileiro de Endurance no domingo, 23 de novembro, com a Mil Milhas.

Numa parceria inédita, as três primeiras horas da “Mil Milhas Brasil”, prova promovida por Antonio Hermann, contaram pontos para a quinta e última etapa do certame nacional. Essa alternativa de unir o Brasileiro de Endurance com algumas das mais tradicionais competições do gênero deverá se repetir em 2009.

Para Souza, as tradicionais provas de endurance precisam não apenas ser preservadas, mas principalmente valorizadas, sendo o Brasileiro uma “ferramenta” a fazer parte desse processo. “Muitos competidores se vêem obrigados a escolher entre as provas regionais de importância e o Brasileiro. Tanto isso é verdade que equipes que participaram das primeiras provas do Brasileiro de Endurance não se inscreveram para a “Mil Milhas”, embora fosse esse o desejo, justamente porque priorizaram os 500 km de Londrina e a 12 Horas de Tarumã”, avaliou o promotor. Na sua visão de profissional de automobilismo com quatro décadas de atuação, os diversos interesses podem ser aglutinados e esse esforço de reunir forças está traduzido no calendário, em vias de homologação pelo Conselho Técnico Desportivo Nacional da CBA.

Provas nos principais centros do endurance

Serão seis etapas, com provas em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Embora haja a intenção de levar as disputas de longa duração para outras regiões do País, a concentração dos eventos nesses três estados, em 2009, tem como justificativa o grande número de participantes neles sediados. O promotor informou que a única dúvida reside justamente na rodada final. Se em princípio a sexta prova de 2009 está prevista para acontecer na “Mil Milhas Brasil”, Antonio de Souza Filho já escalou a competição 500 Milhas de Londrina para fechar o calendário, caso haja algum impedimento para repetir a parceria deste ano.

“O Campeonato Brasileiro de Endurance tem de ser a tradução do que há de melhor da modalidade no Brasil, impulsionando a criatividade dos nossos projetistas e pilotos, além de gerar empregos na crescente indústria do setor. Mas nada disso pode acontecer se não houver a valorização das provas históricas. É com esse pensamento que estamos trabalhando para 2009”, revelou Souza, que não esconde o seu plano de, em um futuro breve, incluir no calendário do Brasileiro outras provas como a Mil Km de Brasília e 12 Horas de Tarumã.

O calendário 2009 é o seguinte:

1ª Etapa - 25 de janeiro - 1.000 km Interlagos (São Paulo/SP)
2ª Etapa - 05 de abril - Três Horas de Tarumã (Viamão/RS)
3ª Etapa - 05 de julho - 500 km Interlagos (São Paulo/SP)
4ª Etapa - 23 de agosto - Três Horas de Curitiba (Curitiba/PR)
5ª Etapa - 05 de outubro - Três Horas Santa Cruz do Sul (Santa Cruz do Sul/RS)
6ª Etapa – 22 de novembro - 1.000 Milhas Brasil (São Paulo/SP) ou 12 de dezembro - 500 Milhas de Londrina (Londrina/PR)
Américo Teixeira Jr.

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados