Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Copa Renault Clio: retrospecto é favorável ao pole position em Curitiba
 
Em sete das dez últimas edições da corrida paranaense, o melhor colocado no grid conquistou, também, o primeiro lugar na prova

Embora seja reconhecido como um circuito que permite ultrapassagens e manobras arrojadas, o Autódromo Internacional de Curitiba tem um retrospecto até pior que o de circuitos de rua quando o assunto é a vantagem dos pole positions. Das dez últimas etapas realizadas no circuito Raul Boesel pela Copa Renault Clio, sete foram vencidas por quem largou na primeira posição no grid (um aproveitamento de 70%). Já na pista de rua de Vitória, por exemplo, que integrou o calendário entre 2002 e 2007, essa média foi de exatos 50%, com três vitórias para os poles.

Em 2008 o Autódromo de Curitiba já sediou uma etapa do calendário, e o tabu da pole position se manteve: primeira posição no grid de largada e vitória ficaram com José Cordova. Correndo em casa, no entanto, o atual líder do campeonato não tem a hegemonia que sua intimidade com o circuito sugere. Desde sua estréia na pista, em 2004, ele obteve apenas duas vitórias, e três pole positions.

Dos pilotos que estão na disputa pelo campeonato, só Wagner Cardoso já venceu em Curitiba – quebrando a vantagem da pole position de Willians Farias na segunda prova de 2007. Sede da primeira corrida da história da Copa Renault Clio – uma etapa de exibição realizada em 2002, junto com a Fórmula Renault Brasil –, o Autódromo de Curitiba é parte importante da história da categoria.

Em 12 provas já disputadas, oito nomes chegaram ao alto do pódio correndo no circuito. Os únicos a repetir vitória foram Fabio Carreira (2002 e 2003), Alexandre Conill (2003 e 2004), Cláudio Gontijo (2005 e 2006) e José Cordova (2007 e 2008). Em uma mesma temporada, nenhum piloto venceu duas vezes em Curitiba, nem mesmo no ano de estréia da competição. Em 2002, foram três provas no circuito Raul Boesel, que tiveram como vencedores Luiz Carreira Jr., André Bragantini e Fabio Carreira.

Os treinos para a sétima e oitava etapas da temporada 2008 começam nesta sexta-feira no circuito paranaense, às 09h25. O público interessado em acompanhar as corridas dos supercarros em Curitiba já pode adquirir os ingressos e, inclusive, recebê-los em casa. Por internet, as vendas acontecem pelo site www.diskingressos.com.br.

Outros locais de venda são estes: a popular rede de lanchonetes Au Au situada na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 900 (Centro); Rua Imaculada Conceição, 1.156, loja 04 (Prado Velho), e PolloShop Alto da XV, Rua Camões, 601, loja 268. E ainda no Posto BR 2001, Avenida do Batel, 1.280 (Batel). Os quiosques da Disk Ingressos nos Shoppings Curitiba e Mueller também comercializam entradas para o evento.
João Alberto Otazu

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados