Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
As verdadeiras vedetes do Salão são os carros-conceito
 
Toyota Rin, estilo e natureza integrados (Foto: Divulgação)
Ora como pura demonstração de tecnologia e design, ora como engajamento à melhoria ao meio-ambiente, os carros-conceito foram crescendo e tomando espaço na maioria dos estandes expostos no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo e que, você, internauta poderá conferir na Galeria do Karting.

Na abertura do evento já mencionamos o FCCII, da Fiat e o Sandero Sand’Up, da Renault, agora vamos falar de alguns projetos inovadores e audaciosos, a começar pela Toyota. A montadora japonesa traz para o Salão dois veículos que prometem integrar o homem à sociedade e a natureza: o Rin e o Toyota 1/X.

Modelo concebido sob o conceito de “um veículo que contribui para uma vida saudável e serena”, o Toyota Rin apresenta design exterior baseado na árvore mística do Japão, a Yakusugi. A metade inferior da porta tem uma pequena janela como se fosse um painel deslizante “yukimi” (painel japonês), o conjunto de instrumentos do controle de direção é provido de sensores que medem a freqüência cardíaca.

Ficha Técnica: Carroceria em fibra de carbono; motor – híbrido (elétrico/gasolina); 1.500 cm3, 1.198 kg; Altura – 165 cm; Largura – 169 cm; Comprimento – 325 cm; Entre-eixos – 235 cm; capacidade para quatro passageiros.

Leve e prático, assim é o Toyota 1/X, um carro conceito que busca reduzir o volume das emissões de CO2 e o consumo de recursos. O peso não ultrapassa muito os 400 kg, possível devido ao uso de plástico reforçado com fibras de carbono (CFRP). A maior inovação, no entanto, é o fato de o modelo ser um híbrido com combustão Flex Fuel (aceita álcool e/ou gasolina puros ou misturados em qualquer proporção) e outro propulsor do tipo plug-in, podendo ser recarregado a partir de uma tomada.

Ficha Técnica: Carroceria: fibra de carbono; Motor: híbrido (elétrico/ flex fuel – gasolina e ácool); 500m3; Altura: 141 cm; Largura: 162 cm; Comprimento: 390 cm;Entre-eixos: 260 cm; Capacidade: 4 passageiros

Na Chevrolet, a sensação é o Volt, o conceito mais esperado da feira é um veículo que faz até 64 km sem usar uma gota de gasolina – e sem a emissão de gases.O Volt utiliza a eletricidade para mover as rodas em todos o tempo e velocidade. Para isso, o Volt é movido apenas pela eletricidade armazenada na bateria de lítio-íon de 16-kWh. Quando a energia da bateria se esgota, um gerador de motor movido a gasolina/E85 fornece eletricidade continuamente para alimentar a unidade de tração elétrica do Volt enquanto, simultaneamente, prolonga a carga da bateria.

Já, a Ford apresenta o Verve com linhas robustas e arrojadas, mostra as tendências de aplicação do design Kinetic da Ford no segmento de carros compactos. Com motor 1.4L de 16 válvulas e transmissão manual Durashift eletrônica de cinco velocidades.

Aguarde mais dados sobres os modelos da Hyundai, Kia, Volkswagen e Peugeot.
Verah Moraes

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados