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Carro da FEI ganha volante inteligente para disputar a Fórmula SAE
 
Competição será realizada entre os dias 7 e 9 de novembro, em Americana, interior de São Paulo

Os estudantes do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) fazem os últimos acertos no carro que disputará a V Fórmula SAE Brasil-Petrobras, a ser realizada de 7 a 9 de novembro, no campo de provas da Goodyear, em Americana, interior de São Paulo. Para a competição, os alunos da FEI aplicaram várias inovações tecnológicas para deixar o veículo mais competitivo, com um volante que informa ao piloto a rotação do motor, tensão de bateria, temperatura de água e óleo.

O carro, denominado RS3-B, é uma versão aprimorada do RS3, que disputou a competição brasileira em 2007, quando conquistou a segunda colocação entre 13 equipes. Além de nova pintura, o carro recebeu novos materiais, como fibra de carbono, e inovações na parte mecânica. Os estudantes também projetaram um novo air-box (reservatório de ar), também em fibra de carbono, o que torna o componente mais leve e resistente.

O veículo também recebeu novos discos de freio, que servem de roda fônica para sensores de velocidade. “Também conseguimos 14 CV a mais de potência e redução de massa. Todas essas mudanças melhoraram o desempenho do carro.”, destaca o estudante do curso de Engenharia Mecânica e capitão da equipe Jean Tavares Horcaio.

O veículo acelera de 0 a 100 Km/h em 4 segundos com velocidade máxima de 160 km/h e pesa 10 kg menos do que o RS3. “Com o carro mais leve e uma suspensão recalibrada, conseguimos desempenho melhor nas curvas”, destaca o professor e coordenador do curso de Engenharia Mecânica da FEI, Roberto Bortolussi.

Outro objetivo alcançado foi em relação ao desempenho nas provas como de aceleração, skid-pad (teste de estabilidade e aceleração lateral do veículo), autocross e o enduro. A expectativa dos estudantes é de que essas mudanças também contribuam para melhores resultados nas provas estáticas, em que é avaliado o projeto, desde custo até o conceito de engenharia utilizado. “Temos um carro melhor para esta competição do que o do ano passado, por isso queremos repetir o resultado de 2006”, destaca o capitão da equipe, composta por 18 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e de pós-graduação.

Motor - CBR 600 RR
Tipo de chassi - Tubular
Tipo de direção- pinhão e cremalheira
Tipos de freios- freio a disco nas 4 rodas com discos flutuantes
Transmissão- 5 marchas originais da moto
Rodas- aro 13 com sistema de travamento de porca única
Suspensão dianteira e traseira- independente nas 4 rodas do tipo duplo A
Tipo de combustível - gasolina
Maria do Socorro Diogo

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