Home   Especiais   Opinião   Pistas  Agenda  Galeria  Wallpapers  Fale Conosco  
 Categorias
 
 
 
Infraero aprova asfalto de Interlagos
 
O novo asfalto de Interlagos – já utilizado no GP Brasil de Fórmula 1 do ano passado – poderá ser referência para aeroportos, principalmente os de pista curta. Nesta terça-feira, o engenheiro Mario Tinen, gerente de manutenção de Congonhas, realizou alguns testes no circuito em companhia de técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), e o resultado foi aprovado.

“A primeira impressão foi positiva. O asfalto está ótimo. Os testes e futuros estudos revelarão agora se ele realmente pode ser adequado às condições de um aeroporto cuja utilização é bem maior do que a do autódromo”, explicou o técnico da Infraero.

O teste principal foi executado com o auxílio do ‘Mu meter’, um equipamento que mede o índice de aderência do asfalto. Para um aeroporto, o coeficiente deve ser igual ou acima de 0,50. No traçado do GP, o coeficiente medido foi de 0.56; na pista lateral, fora do traçado da F-1, 0.63 (como está menos emborrachado, a aderência é maior) e no asfalto antigo, utilizado até 2006 (que ainda permanece na pista auxiliar), 0.53. Com uma limpeza profunda da pista ainda prevista para os próximos dias, o coeficiente do traçado do GP poderá ser também de 0.63 no final de semana do Grande Prêmio do Brasil, prova decisiva do Mundial 2008 que será disputada no dia 2 de novembro.

Para o chefe de manutenção da equipe do Grande Prêmio, o engenheiro Pedro Luis Nascimento, a simples visita da Infraero já é motivo de satisfação. “É o resultado do trabalho que realizamos na preparação da pista. O fato de a Infraero cogitar do uso da mesma tecnologia de Interlagos para aplicação em aeroportos comprova que estamos no caminho certo”, diz.

Simultaneamente ao teste de aderência, o mesmo equipamento avaliou as condições de drenagem da pista utilizando o tanque com mil litros de água disponível no ‘Mu meter’, com o qual Nascimento demonstrou como o asfalto do ano passado permite uma absorção mais rápida e perfeita da água do que o antigo.

Todos os resultados dos testes serão tabulados e analisados pelo IPT. Para o engenheiro-chefe do GP Brasil, Luis Ernesto Morales, eles serão de grande importância para as futuras corridas de F-1 em Interlagos. “Nós teremos muito mais informações para fazer as correções que serão necessárias com o tempo”, disse Morales, que ressaltou as semelhanças entre as máquinas do “circo” e os aviões: “um avião decola, mais ou menos com a mesma velocidade de um carro de F-1. Portanto muitas das condições têm que ser parecidas”, finalizou.

Há ainda alguns poucos ingressos disponíveis para os treinos livres da sexta-feira (31/10) e para o treino e a classificatória do sábado (01/11), que podem ser comprados através do site oficial do GP no endereço http://www.gpbrasil.com.br/lojagp.
Jorge Kraucher

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  




Fórmula 1
Fórmula 3
Fórmula Truck
GP2 Series
Outras Fórmulas
Stock Car
GT3 Brasil
Rally
Kart
Endurance
Esporte Turísmo
Esporte Protótipo
Brasil
Europa
Estados Unidos
Mercado
Esporte Amador
Outros


© Copyright 2001/2024 KARTING. Todos os direitos reservados